Agentes da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) em conjunto com a Polícia Boliviana de Trânsito, realizou na manhã desta quarta-feira, 30 de maio, blitz internacional educativa. A ponte que divide os dois países foi o ponto escolhido para juntos, alertarem sobre cumprimento da legislação de trânsito no cotidiano dos moradores que vivem na faixa de fronteira.
Conforme o diretor-executivo da Agência de Trânsito de Corumbá, Cleiton Douglas, as ações conjuntas, ainda mais de caráter internacional são de extrema importância, pois unir forças por um trânsito mais seguro é uma necessidade.
“Queremos trazer a Polícia Boliviana para que juntos, possamos reforçar ainda mais a questão do Maio Amarelo. É de extrema importância que haja consciência tanto do condutor do país vizinho quanto do brasileiro em território internacional”, falou Cleiton.
Já o diretor de trânsito da província German Busch, Erlan Mendonza Rufino, a ação é de extrema importância entre os dois países. “Temos todos os dias e a todo momento o ingresso e saída de condutores, tanto boliviano, quanto brasileiro e a atenção no trânsito deve ser mantida nos dois territórios”, destacou.
Na oportunidade, o diretor da Agetrat falou sobre as ações do Maio Amarelo, no que se refere a redução no número de acidentes na região pantaneira.
“Foram alcançados 100% dos trabalhos referente à educação ao trânsito, principal ponto abordado durante o movimento, o que representa cerca de 33.809 pessoas alcançadas, por meio de orientações que vai desde crianças até adultos. Apesar do mês de maio estar chegando ao fim, queremos lembrar que os trabalhos continuam e devem permanecer durante todo o ano, para que possamos ter um trânsito seguro”, falou o diretor da Agetrat.
Ele ainda frisa que o mal uso do cinto de segurança, do celular enquanto o motorista está na direção, tanto de carro, como de moto e também a falta de atenção, são as infrações com mais procedências no trânsito da cidade.
“As nossas estatísticas mostram que de janeiro a abril desse ano, no mínimo aumentamos 50% os números referente a infrações se comprado ao ano passado, mas diante disso, nossos agentes estão mais atuante. Já em relação às infrações mais comuns estão o uso do celular ao dirigir e também o mal uso do estacionamento proibidos. A falta de consciência nas duas questões reflete de forma negativa em nosso trânsito. Por isso é de extrema importância dessas ações de educação no trânsito”, finalizou.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Porque maio? Foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.
Por que laço? O laço símbolo do movimento é um sinal conhecido no mundo inteiro, e o laço já representa inúmeros movimentos. Quem utilizar o laço demonstra que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo especifico.
O objetivo é lembrar as pessoas de algumas regras básicas, levar as pessoas a respeitarem a legislação de trânsito. “Os pedestres têm que atravessar” na faixa, o motociclista não deve se espremer no meio dos carros ou fazer ultrapassagens arriscadas, e ninguém, jamais, deve dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.