Divulgação

Já começaram a ser entregues os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que têm vencimento em 24 de julho. O documento pode ser retirado na nova sede do setor de Tributos e Cadastramento Imobiliário, na Avenida 14 de Março, nº 356.

“Sai na hora e depois é só pagar na lotérica ou em qualquer agência do Banco do Brasil”, explicou o agente de tributos, Vanderlino Mendes Nolasco. Este ano foram lançados 7,2 mil carnês e a expectativa é arrecadar algo em torno de R$ 2,7 milhões com o imposto.

“Esse ano tem um diferencial porque nós não tivemos o desconto e o desconto já faz parte da vida do brasileiro”, se queixou a professoras Elizabete de Lima. O problema é que esse desconto teria que ter sido previsto pela administração passada, no orçamento enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores, mas não foi.

“Ficou falha, mas mesmo assim, o imposto foi pago porque a cidade precisa andar, o município precisa crescer”, afirmou Elizabete que pagou em cota única o seu IPTU, mesmo antes do vencimento. A administração atual, que teve início este ano, optou por não corrigir o IPTU que veio sem aumento.

O vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU foi prorrogado para o dia 24 de julho. As demais parcelas deverão ser pagas no dia 10 ou 11 de cada mês, de acordo com o cronograma disponível no próprio carnê, até dezembro.

“Quanto antes o munícipe pagar, melhor, porque assim, haverá tempo para programar com mais tranquilidade o pagamento das próximas parcelas”, alertou Vanderlino. O IPTU é um imposto que entra direto nos cofres da prefeitura, ao contrário dos outros que circulam pelos governos Federal e Estadual, antes de um pequeno percentual retornar ao município.

Por corumbaonline