Dos 5.441 candidatos inscritos no Exame de Seleção 2025, processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados nos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), 4.708 tiveram a inscrição homologada (aceita). O número, que inclui pagantes e isentos da taxa de inscrição, é o maior já registrado pela instituição.

A lista preliminar de inscrições homologadas foi publicada nesta sexta-feira, 4, na Central de Seleção. No mesmo endereço, é possível consultar também a relação dos pedidos de atendimento diferenciado deferidos (aceitos).

Foram deferidos 50 pedidos de atendimento diferenciado para o dia da prova, a maioria de ledor e transcritor (apoio para leitura e a escrita) e prova ampliada (fonte 24).

Confira cada um dos documentos divulgados na Central de Seleção:

✅ Lista preliminar de inscrições homologadas
☑️ Lista preliminar de atendimento diferenciado

🚨 Importante: na segunda e terça-feira, 7 e 8 de outubro, os 733 candidatos que tiveram a inscrição indeferida (negada) poderão recorrer (questionar) contra a lista preliminar de inscrições homologadas. O mesmo prazo é válido para quem teve o pedido de atendimento diferenciado indeferido (negado).

Os recursos deverão ser apresentados na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. O passo a passo de como recorrer pode ser consultado no item 7.2 do edital de abertura do Exame de Seleção 2025.

⚠️ Atenção: também nos dias 7 e 8 de outubro, segunda e terça-feira, os inscritos poderão corrigir dados da inscrição referentes à opção de campus, curso e tipo de vaga – ampla concorrência ou ação afirmativa (cotas). Para fazer a correção, basta acessar a Central de Seleção, editar o formulário de inscrição e enviar.

A previsão é de que a lista final de inscrições homologadas, já com os locais de prova, seja divulgada no dia 16 de outubro, mesma data em que está prevista a publicação da relação final de atendimento diferenciado.

📝 Prova – Será aplicada no dia 20 de outubro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus, e terá duração de 4 horas.

O Exame de Seleção é uma prova escrita composta por 30 questões, nas áreas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10).

O conteúdo da prova está disponível no anexo X do edital de abertura do processo seletivo. Candidatos que queiram consultar provas e gabaritos de edições anteriores do Exame de Seleção para estudar podem acessar os arquivos na página do processo seletivo ou na Central de Seleção.

No dia da prova, o candidato deverá levar um documento oficial de identificação com foto, caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Serão permitidos pequenos lanches e garrafa de água transparente e sem rótulo.

🥳 Dispensa – O total de 106 candidatos não precisará fazer a prova do Exame de Seleção porque o número de inscrições no curso ficou abaixo do número de vagas ofertado, o que está previsto no item 1.2.1 do edital de abertura.

Enquadram-se nesse caso os inscritos para os seguintes cursos:

  • Edificações (matutino e vespertino) | Campus Aquidauana
  • Alimentos e Desenvolvimento de Sistemas (vespertino) | Campus Coxim

Por Assessoria de Comunicação