O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) finalizou em maio deste ano o primeiro processo de reconhecimento de marca realizado por meio de cooperação com um parceiro externo à instituição.

A empresa beneficiada foi a Photo in Natur, que fica no município de Bonito/MS, e oferece serviços e produtos nas áreas de fotografia, ecoturismo e capacitação profissional, com foco na conscientização e preservação ambiental.

No processo – iniciado no ano de 2019 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por analisar e conceder as proteções no país – o Instituto Federal atuou como procurador da empresa.

O serviço tecnológico é uma das atribuições do núcleo e foi prestado mediante acordo de cooperação, com contrapartida de empresa beneficiada. O contato inicial entre a demandante e o IFMS foi feito por intermédio do Campus Jardim.

Atualmente o núcleo atua em outro processo de reconhecimento de marca de uma empresa do município de Guia Lopes da Laguna/MS, iniciado em novembro do ano passado.

“Os NITs de qualquer instituição de ciência e tecnologia no Brasil têm competência para atuar nos processos de reconhecimento de marca. Quando as instituições participam como procuradores há uma redução no valor das taxas pagas, que em algumas ocasiões chegam a ser menos da metade se comparado ao serviço prestado pelos escritórios convencionais”, explica Berinaldo Bueno, coordenador de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef) e que ficou a frente do núcleo até março deste ano, participando do processo da Photo in Natur.

“Isso permite tanto fazer parcerias tanto com a comunidade, de acordo com as demandas surgidas, quanto atender nossos docentes e estudantes”, complementa.

Parceria – O diretor da Photo in Natur, Daniel De Granville, destaca que as primeiras iniciativas para o registro da marca começaram ainda em 2017. “É uma questão geralmente deixada em segundo plano pelas empresas, mas que é de grande importância”.

Por meio de uma consultoria realizada junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) surgiu a possibilidade de realizar o registro da marca através do Instituto Federal.

“Foi um longo caminho percorrido até a finalização do processo, mas durante o tempo todo a equipe do IFMS nos deu o suporte necessário. A dedicação e disponibilidade da equipe, mesmo nos momentos de maior dificuldade, nos deixou muito satisfeitos, especialmente por termos atingido nosso objetivo, que era garantir o registro da nossa marca empresarial”, ressalta.

Inovação tecnológica – O NIT do Instituto Federal é o setor responsável pela execução da Política de Inovação da instituição.

Além de orientar e encaminhar os pedidos de proteção ao INPI, ele tem como atribuições formalizar transferências de tecnologias, promover capacitação dos servidores sobre propriedade intelectual e executar outras ações que visam o desenvolvimento da inovação no IFMS.

O núcleo possui ainda agentes multiplicadores nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, que podem prestar o atendimento inicial aos interessados em utilizar os serviços ofertados pela instituição e realizar parcerias.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (Conit), Ida Rockel, informa que a regulamentação desse tipo de serviço, previsto na Política de Inovação do IFMS, será feita ainda em 2021.

“Elaboraremos uma instrução normativa sobre essas prestações de serviços. Podemos depositar patentes, fazer registros de software, desenhos industriais, entre outros, desde que celebrado através de acordo de cooperação técnica junto ao demandante”.

As competências e o contato com o núcleo, bem os multiplicadores nos campi, estão disponíveis na página do NIT.

Edital – Estudantes e servidores também podem solicitar o registro e/ou depósito de propriedade intelectual advindas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto Federal. O edital de fluxo contínuo está publicado na Central de Seleção.

A submissão de propostas pode ser feita até dia 31 de dezembro.

Por Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile