O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove, neste mês de setembro, o ciclo de palestras “Desafios para a inclusão social no contexto educacional”. Realizado de forma virtual, o evento é aberto a todos os interessados.

As duas próximas palestras serão realizadas nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26, com início sempre às 19 horas (horário de Mato Grosso do Sul) e transmissão pelo canal oficial do IFMS no YouTube.

Cada palestra terá duração de duas horas. Os interessados em assistir e receber o certificado de participação podem se inscrever em formulário eletrônico até o início da respectiva transmissão.

Data Tema Ministrante Instituição Link da palestra
25/09 Como incluir aquilo que não ‘é’? Pensando nas/as/com as diferenças na escola Will Paranhos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://www.youtube.com/watch?v=NqxRRdbeJGE
26/09 Educação afrotransgressora Fernanda Figueiredo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) https://www.youtube.com/watch?v=X6YGQhFD4XE

Com a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, as palestras abordarão temas como raça, etnia, gênero, cultura, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência, com ênfase na diversidade, bem como nos desafios para combater o preconceito e a discriminação no ambiente educacional.

Inicialmente, as atividades se iniciariam no mês de abril, mas foram adiadas em virtude do movimento grevista dos servidores do Instituto Federal.

Registrado no Edital n° 099/2023, o evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH), formado por estudantes, professores e técnicos-administrativos do IFMS, além de participantes da comunidade externa.

Professora do Campus Coxim e uma das idealizadoras e coordenadoras do GPEDH, Gesilane Maciel José destaca que a instituição tem o desafio de criar diferentes ações e práticas pedagógicas voltadas à inclusão, promoção da diversidade e valorização dos direitos humanos.

“Inclusive as próprias Diretrizes Curriculares apontam que a escola tem como dever o ‘reconhecimento e atendimento da diversidade e de diferentes nuances da desigualdade e da exclusão na sociedade brasileira’. Por meio dos encontros virtuais, teremos a oportunidade de trocar ideias e saberes com especialistas de diferentes áreas, e assim ampliar o repertório dos participantes sobre o tema, de forma que resulte em ações e práticas inclusivas no contexto escolar”, destaca.

O evento tem apoio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Psicologia, Educação e Trabalho da UFMS.

Grupo de Pesquisa – Criado em 2021, o GPEDH possui atualmente 16 participantes, de diferentes campi e áreas do conhecimento. Além de Gesilane, o grupo também é coordenado pela professora do Campus Dourados, Rozana Pereira.

As atividades concentram-se na diversidade, inclusão e cidadania, buscando o desenvolvimento de ações educacionais que visam incentivar e ampliar os mecanismos pedagógicos voltados para a inclusão, promoção da diversidade e valorização dos direitos humanos.

O GPEDH possui duas linhas de pesquisa: ‘Educação integral/geral e inclusão para a cidadania’ e ‘Educação, diversidade e populações vulneráveis’.

Por Assessoria de Comunicação Social

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