O Dia Nacional do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, foi comemorado na noite de ontem, terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Corumbá, durante sessão solene em homenagem aos profissionais da área assistencial que dedicam suas vidas a promover o bem-estar social e a justiça para todos.

A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamentou a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.

Durante o ato, foram prestadas homenagens a assistentes sociais que desenvolvem relevantes serviços na região pantaneira, e a iniciativa partiu do vereador Roberto Façanha, primeiro secretário do Poder Legislativo corumbaense.

Presentes os vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente do Legislativo; Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada); Manoel Rodrigues; Allex Dellas; Alexandre Vasconcellos; Nelsinho Dib; Elinho Junior e a vereadora Raquel Bryk.

Também prestigiaram o evento o juiz Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, diretor do Foro da Comarca de Corumbá; Cleverson Gonçalves da Costa, coordenador do Grupo de Apoio à Adoção Pantanal (GAAP), assistentes sociais, além de outras autoridades e representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade.

AVANÇO

O juiz, ao fazer uso da palavra, lembrou o tempo em que o serviço de assistência social que existia, chamava-se Pastoral da Criança, mas que desenvolvia um serviço limitado, mas que, hoje, o serviço social está consolidado, desenvolvido por profissionais “que buscam garantir direitos, sentar com a comunidade, ingressar na casa das famílias, orientar, convidada a participar dos serviços, cadastrar os benefícios sociais para garantir um pouco de dignidade”, destacou, elogiando a categoria homenageada na noite de ontem.

O vereador Roberto Façanha ressaltou na oportunidade que profissionais da área de Assistência Social “desenvolvem um trabalho fundamental, atuando de forma firme com o propósito de proteção social básica em diversas ações preventivas de orientação e apoio à população”.

Parabenizou a categoria afirmando que “são protagonistas na defesa e na execução dos direitos sociais e na construção da sociedade que queremos para todos. A participação decisiva de vocês demonstra que é possível reverter desigualdades históricas e melhorar os indicadores sociais”.

Disse que as celebrações não ficam restritas somete ao dia 15 de maio, mas em todos os dias do ano. “O Assistente Social é um eterno pesquisador. Ele pesquisa, observa e analisa a estrutura da sociedade, sua história e seus diversos aspectos para auxiliar na melhoria da qualidade de vida. Ser assistente social é ter parceria, saber acolher, julgar, analisar de forma crítica e com ética”, continuou.

O vereador destacou ainda que “esse bom trabalho vem acontecendo em Corumbá devido à competência e respeito ético dos profissionais que dedicam suas vidas a ajudar os mais vulneráveis. Que a sua missão de transformar vidas seja sempre reconhecida e valorizada por todos”, concluiu, fazendo também um agradecimento ao Grupo de Apoio a Adoção Pantanal pelos relevantes serviços prestados, parabenizando a todos pelo Dia Municipal de Adoção, transcorrido em 25 de maio.

HOMENAGENS

Na oportunidade foram homenageados Luiz Mario de Campos Sá, Panmela Bueno do Nascimento, Ivonete Guaragni, Lucia Helena Coelho Vianna, Ariane Tomic Balancieri e Leda Maria Assad Arguello de Oliveira, por indicação do vereador Roberto Façanha; Tanikelly Martins Nascimento Balbuena e Ana Célia da Conceição, indicadas pelo vereador Allex Dellas;

Jocyara Cesar de Souza, indicada pelo vereador Elinho; Adriana Selasco Fontes Pizzarro, pelo vereador Alexandre Vasconcellos; Wilson Ramão Nascimento Villasboas, pelo vereador Manoel Rodrigues; Bruna Maria Morais Cola Arteman e Saturnino de Almeida Filho, indicados pelo vereador Samyr Sadeq Ramunieh;

Tânia Nunes Vianna, pelo vereador Nelsinho Dib; Regina Maria Panovicht Mesquita Duran, Márcia Candia Mendes Ribeiro e Ramona Helena Hurtado Leygues, indicada pela vereadora Raquel Bryk, e Luciana Rojas Leal Papa dos Santos, indicada pelo presidente da Casa de Leis, Ubiratan Canhete de Campos Filho.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara