A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, concluiu nesta quinta-feira, 24 de outubro, a primeira fase da perícia bianual dos aposentados por invalidez e pensionistas inválidos do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá (FUNPREV). Nesta etapa, foram assistidos os convocados para perícia documental, domiciliar e por videoconferência.

Esta foi a primeira vez que o FUNPREV utilizou a teleperícia em seus 31 anos de existência. Ao todo, sete aposentados por invalidez que moram fora de Corumbá – inclusive em outros Países – participaram do procedimento, realizado na sede do órgão. Uma forma de propiciar a realização da consulta por meio de recursos tecnológicos disponíveis, de forma humanizada para que àqueles que já possuem uma doença grave, não precisem viajar ou se deslocar até a unidade. Além do médico perito, uma psicóloga e uma assistente social do FUNPREV acompanharam a videoconferência.

Além disso, na manhã desta quinta-feira, encerrou a fase domiciliar, quando sete servidores receberam a equipe psicossocial e pericial em suas residências tendo em vista que os segurados possuem limitações para deslocamento.

Já a perícia presencial, última fase do processo bianual, será feita entre os dias 4 e 11 de novembro na sede do FUNPREV, localizado na rua Dom Aquino, 525 – Centro. A relação completa dos beneficiários está no Diário Oficial do dia 04 de outubro. A modalidade de exame médico pericial foi definida pela Junta Médica Oficial do Município, após análise do laudo médico apresentado pelo segurado.

O processo é de caráter obrigatório para todos os aposentados por invalidez e pensionistas inválidos do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá. Considerando o Artigo 40 da Constituição Federal, os aposentados por Invalidez com mais de 75 anos, foram dispensados da Perícia Bianual presencial.

O aposentado ou pensionista convocado para realização de Perícia Presencial e que não estejam em condições de comparecer devido internação hospitalar, enfermidade médica que impossibilite e/ou limite o deslocamento, poderá apresentar laudo médico, justificando previamente que não possuem condições de deslocamento para realização de Perícia Presencial, solicitando formalmente pelo e-mail funprev@corumba.ms.gov.br ou pelo whats app oficial (67) 3232-6765.

Números

Ao todos são 86 aposentados por invalidez e 02 pensionistas inválidos, dentre 59 residem em Corumbá e Ladário e 29 em outros estados, municípios e país. Dentre as modalidades, conforme análise pericial, 23 aposentados por invalidez tiveram a análise documental (laudo médico), 55 passarão por perícia presencial, 07 teleperícia e 03 domiciliar.

Por Assessoria de Comunicação Institucional

Sair da versão mobile