Trabalhos de dois estudantes da Rede Municipal de Ensino de Corumbá são finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Na etapa estadual, Corumbá conseguiu sete vagas em várias categorias para seguir na premiação. Desse total, dois estudantes da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues conquistaram a comissão julgadora nacional e estão entre os três primeiros colocados.

A aluna Fernanda Sestari da Silva foi uma das três escolhidas na Categoria Conto, dentro do Grupo I, voltado para estudantes dos 4° e 5º do Ensino Fundamental. No Grupo II, destinado a estudantes dos 6° e 7º anos do Ensino Fundamental, na Categoria Poesia, o aluno Gilson Miguel Vieira Ozório é um dos finalistas.

O coordenador local da premiação nas escolas da Reme, professor Jorge Sambrana destacou o envolvimento da comunidade escolar junto às ações promovidas pelo MPT. “As escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, por mais um ano abraçaram a proposta do MPT no combate ao trabalho infantil. Coordenadores e professores engajaram-se no desenvolvimento de ações com objetivo de fomentar na comunidade que lugar de criança é na escola. Corumbá novamente é destaque, tendo dois trabalhos finalistas na etapa nacional. Só temos a agradecer a equipe das escolas pela dedicação e por fazerem a diferença na vida dos nossos alunos”, disse.

Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 1 de dezembro, às 14 horas. Este ano, 19 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes trabalhadores e trabalhadoras.

“O MPT na Escola é um projeto transformador, porque tem entre seus objetivos informar a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil, desconstruir mitos criados em torno do tema, bem como mostrar que crianças possuem o direito fundamental de ser criança e, portanto, de usufruir de uma infância plena, digna e saudável. É um projeto concretizado essencialmente por meio do diálogo social com as Secretarias de Educação, mas se trata sobretudo de um projeto de empoderamento de crianças e adolescentes e de formação cidadã”, afirma Ana Maria Villa Real, Coordenadora Nacional da Coordinfância.

Para a vice gerente nacional do projeto, Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, “o prêmio MPT na Escola é a culminância de um projeto muito caro ao MPT. Na divulgação do seu resultado, sempre é possível visualizar o forte impacto do projeto nas localidades em que é aplicado. Discutir o combate ao trabalho infantil e ver as crianças e adolescentes se debruçando sobre o tema para construírem músicas, poemas, contos e desenhos é inspirador. Essa construção corrobora e fortalece a certeza da necessidade da erradicação dessa prática tão negativa, que traz prejuízos nefastos à infância.”

Por Assessoria de Comunicação Institucional

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