Representantes das instituições do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, Fecomércio-MS, Fiems e Sebrae, da Fundação de Turismo (FundTur-MS) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), participaram na tarde dessa terça-feira (20) de uma reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e apresentaram ao superintendente, Nelson Vieira Fraga Filho, e ao diretor de Planejamento e Avaliação (DPA/Sudeco), João Balestra do Carmo Filho, o projeto Observatórios de Turismo de Mato Grosso do Sul, que pretende incentivar o desenvolvimento do turismo no Estado. Mais de 500 segmentos serão diretamente impactados pela iniciativa.

Segundo o diretor-presidente da FundTur, Bruno Wendling, atualmente estão sendo implantados ou reestruturados seis observatórios, “selecionados por volume da geração de turismo”, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Wendling explicou que uma das primeiras ações dos Observatórios é o desenvolvimento de um software específico, que “consolide de fato os dados para que os empresários tenham motivação para investir no turismo do Centro-Oeste em todo o Mato Grosso do Sul, que inclusive pode ser futuramente replicada para outros entes federativos da região”.

O coordenador de Economia e Estatística da Semagro, Daniel Massen Frainer, falou que a ferramenta visa “encontrar o ponto de estrangulamento do setor e o adensamento de cadeias produtivas, traçando estratégias de atratividade de novos investimentos”. Complementando a fala do coordenador, a economista da Fecomércio-MS, Daniela Dias, afirmou a importância da matriz insumo-produto utilizada na Federação para todo o Estado. “Ela impacta, inclusive, na formulação de projetos de lei e na orientação das questões tributárias, sendo também estratégica em termos econômicos”, esclareceu.

Para o superintendente da Sudeco, é de interesse da Superintendência apoiar institucionalmente e financeiramente os Observatórios, pois o projeto está na linha do foco de atuação da DPA na atual gestão, mas que é necessário fazer um raio-x na realidade do setor no Estado. “O valor, de R$ 1.534.456,00, não é problema para a Sudeco, mas queremos apoiar aqueles que tem projetos também a buscar outras fontes de recursos, que inclusive serão mais fáceis de serem obtidas, como as emendas parlamentares, ou bancos internacionais, como o Banco Internacional do Desenvolvimento BID. Queremos construir junto com esses projetos um modelo de negócio, e ser uma parceria em que a atuação seja uma via de mão dupla. Podemos, institucionalmente, sermos fomentadores de recursos fazendo um projeto turístico inteligente, pois mesmo com o bloqueio de recursos por parte do governo federal, em função das reformas estruturais, podemos superar a dificuldade financeira com criatividade”, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, lembrou que o Estado já tem investido em capacitação, por meio das ações do Sistema. “Foram R$ 18 milhões do Senac em uma escola de capacitação em turismo e gastronomia, em Campo Grande, um centro de referência na qualificação profissional. Ponta Porã, Aquidauana e Corumbá também estão se tornando polos de gastronomia e hotelaria; mais R$ 25 milhões para construção do Jardim Botânico de Bonito, e investimentos de R$ 2,5 milhões para restauração de prédios antigos e transformação em complexos culturais”, detalhou o presidente.

Por corumbaonline