Durante a Jornada pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ladário foram promovidas discussões acerca do enfrentamento à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes. As reflexões encontram-se alinhadas as especificidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conforme a Base Nacional Comum Curricular é preciso que as escolas tratem de temáticas contemporâneas que envolvam a formação integral dos estudantes, dentre eles, aborde questões relativas a Saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social.

Ao oportunizar esse debate a Secretaria Municipal de Educação qualifica e orienta os olhares de todos que estão envolvidos no processo educacional, quanto à identificação das possíveis violações de direitos das crianças e adolescentes e o acionamento da rede de proteção existente no município.

As discussões acerca do enfrentamento à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes foram realizadas em dois encontros com públicos distintos. O primeiro no dia 01 de fevereiro participaram: os inspetores de alunos, auxiliares de serviços diversos, monitores e motoristas responsáveis pelo transporte escolar. O segundo sendo realizado no dia 05 de fevereiro receberam formação: os diretores, coordenadores, professores, auxiliares de creche e secretários das unidades escolares da REME. As palestras foram promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na abertura da jornada pedagógica, o prefeito Iranil Soares enfatizou a importância de abordar essa temática que propicia ao corpo administrativo e pedagógico das escolas da REME um olhar atento a indícios de exploração e violência sexual de crianças e adolescentes. Assim, permitindo aos profissionais discutir mecanismos de combate e enfrentamento desse problema social.

Texto: REPRODUÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PML

Por corumbaonline