Vereadores de Corumbá conheceram nesta terça-feira, 28, detalhes do projeto da futura sede da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e será construída na entrada da cidade, pelo anel viário, na região do Bairro Guatós, e reunirá plenas condições receber todo o aparato militar a instituição, permitindo inclusive a implantação do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) que vai ampliar as ações integradas com os órgãos públicos de segurança no combate aos delitos transfronteiriços.
A apresentação foi feita pelo general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada, que aproveitou para explanar um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição militar na região pantaneira, e das evoluções que estão ocorrendo.
Oito vereadores participaram do encontro com o general e equipe: o presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Roberto Gomes Façanha, Genilson José, Elinho Junior, Luciano Costa, Daniel Brambilla, Allex Dellas e Alexandre Vasconcellos.
Bira destacou que o encontro foi uma oportunidade ímpar para os vereadores conhecerem a estrutura atual da Brigada e a expectativa de ampliar a atuação com a construção da nova sede. “Fomos recebidos pelo general Zanon e toda sua equipe, que fez esse convite a todos os vereadores para que tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho das forças militares em nossa região”, disse o presidente.
Ao detalhar o projeto da nova sede da Brigada, o general informou que os investimentos serão em torno de R$ 70 milhões, e que as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre. A nova sede terá totais condições de atender as atuais necessidades da unidade militar na região, inclusive o SISFRON que tem por finalidade fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira, como parte de uma estratégia por meio do monitoramento/controle, mobilidade e presença.
O comandante fez ainda um relato da atuação da Brigada, cuja missão é assegurar a defesa da Pátria, atuando como Força de Emprego Geral do Comando Militar do Oeste (CMO), por intermédio principalmente das estratégias da presença e da dissuasão na fronteira oeste do Brasil, realizando operações convencionais e operações na fronteira.
A 18ª Brigada no Mato Grosso do Sul está presente nas cidades de Corumbá, com o 17º Batalhão de Fronteira, Pelotões de Porto Índio e Forte Coimbra, além da Base de Apoio no Porto Morrinho; em Coxim com o 47º Batalhão de Fronteira, e em Porto Murtinho com o 2º Batalhão de Fronteira, Pelotão de Barranco Branco e Destacamento de Ingazeira.
O general argumentou que a 18ª Brigada está capacitada para cumprir sua missão constitucional de defesa da Pátria na fronteira oeste do país, e em condições de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços em apoio e coordenação com os órgãos de segurança pública e fiscalização, permitindo que toda fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia e Paraguai, esteja plenamente monitorada.