Acontece à partir das 14h desta quarta-feira, 18 de julho, na sede da Casa dos Conselhos de Ladário, a eleição dos novos conselheiros municipais de saúde para o biênio 2018/2020.

Na área não governamental, especificamente, quanto ao segmento das Entidades e Movimentos Sociais, participarão 08 (oito) candidatos de modo que os 04 (quatro) mais votados serão eleitos conselheiros de saúde titulares e os (04) quatro menos votados, serão eleitos suplentes, conforme regimento interno da Comissão Eleitoral do CMS.

Por fim, em relação à área governamental, segmento dos Trabalhadores em Saúde, participarão 04 (quatro) candidatos, e, seguindo, a lógica de votação da área não governamental, os 02 (dois) candidatos mais votados serão eleitos conselheiros titulares e os menos votados serão os suplentes.

Na cédula de votação constará o nome dos candidatos e as iniciais ou siglas de suas respectivas entidades, no caso, da área não governamental, bem como ao lado do nome de cada candidato haverá espaço para o eleitor assinalar seu voto com a letra “X”. Ao final da votação, cuja previsão é de que ocorra às 16:30 horas, os membros da Comissão Eleitoral do CMS efetuarão a abertura da urna de votação, a contagem dos votos e a proclamação do resultado final.

È importante salientar que os Conselhos Municipais de Saúde têm por missão de acordo com a Lei Federal n. 8.142, de 28 de dezembro de 1.990 e Resolução n. 453, de 10 de maio de 2.012, do Conselho Nacional de Saúde, de ser um meio para a sociedade participar no processo de fiscalização dos recursos destinados à área da saúde e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. Portanto, a atuação do Conselho Municipal de Saúde é de grande importância, porque garante a inclusão direta da população, por meio de representantes eleitos, no caso, os conselheiros de saúde, no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade, em parceria, é claro, em com a administração pública municipal.

A Casa dos Conselhos de Ladário fica na rua Almirante Barroso, n.836, centro.

Por corumbaonline