Com o objetivo de esclarecer os empresários sul-mato-grossenses sobre os caminhos para a exportação, o CIN (Centro Internacional de Negócios) do IEL iniciou, nesta quarta-feira (21/03), as aulas do curso Básico de Comércio Exterior e Exportação via Courrier. A capacitação, que prossegue até esta quinta-feira (16/03), é ministrada pelo professor Paulo Narcizo Rodrigues, diretor da Caribbean Express Despachos Aduaneiros, consultor de comércio exterior e despachante aduaneiro.

 

Segundo a gerente do CIN, Nathália Alves, o curso busca trazer para o empresário o passo a passo da exportação na prática. “Percebemos que ainda falta muito conhecimento por parte das empresas com relação ao tema, que continua pouco explorado em Mato Grosso do Sul até por conta da nossa baixa maturidade exportadora. Então vamos explicar o que é necessário para fazer uma exportação”, afirmou.

 

Na avaliação do professor Paulo Narcizo Rodrigues, o interesse pela exportação tem aumentado nas empresas brasileiras. “Depois da crise de 2008, muitos abandonaram o mercado de exportação, até porque na época o preço do dólar estava mais baixo. Mas agora as pessoas estão voltando a buscar o mercado exterior. Por isso, esse curso é tão importante, porque ele detalha o caminho da exportação, como colocar preços”, destacou.

 

Para o empresário Clair Smaniotto, da Estametal, o curso irá contribuir para buscar novos mercados para seus produtos. “Ainda não trabalhamos com exportação, mas é um assunto que eu tenho acompanhado. Participei do Encontro de Negócios com o Paraguai, promovido pelo CIN recentemente, e acredito que tenho condições de ampliar minha produção caso haja demanda”, salientou.

 

O gerente de projetos da Real H, Afonso Jandre Neto, explicou que a empresa já exporta para o Paraguai e para a Bolívia. “Estamos agora negociando com o Chile. Com esse crescimento de demanda no mercado externo, sentimos a necessidade de nos profissionalizar com relação à exportação”, considerou.

 

Interessado em abrir uma exportadora no ramo do vestuário, Thiago Cabrera não pensou duas vezes quando soube do curso oferecido pelo CIN. “Eu já trabalhei com exportação no Canadá por um tempo e estou tentando montar um negócio aqui em Campo Grande agora que voltei. Acredito que é um negócio promissor, mas vim aqui aprender mais sobre o assunto e verificar se meu projeto é realmente viável”, disse.

 

Já o contabilista da importadora e exportadora Estrela Porã, Wilson Porfirio Gimenez, espera poder ampliar suas atribuições dentro da empresa. “Acredito que devemos sempre buscar novos conhecimentos. Como trabalho numa empresa desse ramo, acho que é importante aprender mais sobre o assunto”, finalizou.

Por corumbaonline