A artista plástica Izulina Gomes Xavier, ícone da cultura pantaneira, faleceu na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, aos 97 anos e sete meses. Ela estava hospitalizada até o final de semana, se tratando de uma pneumonia, quando retornou para sua casa. Hoje, voltou para a clínica e faleceu pela manhã.

O velório será na casa da artista, na rua Cuiabá, conhecida como Art Izu, local que ela transformou em um grande ateliê e que se tornou uma atração visitada por turistas e pela própria população.

São esculturas, móveis, piso, chão, pinturas, paredes, obras feitas no cimento, no barro, na madeira, em todo canto tem arte de Izulina. Antes mesmo de entrar na casa, logo na calçada, já dá para ver o portão, o jardim, o próprio piso, tudo trabalhado com obras feitas pelas mãos da artista.

Artista plástica, escritora e doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Izulina Xavier nasceu na cidade de Jaicos, no Piauí, em 18 de abril de 1925. Filha de José Arlindo Gomes e Maria Rita de Carvalho, Izulina se mudou para Corumbá quando o marido veio trabalhar na fábrica de armamento.

DEIXOU UM LEGADO

O falecimento de Dona Izulina foi bastante lamentado pelos vereadores corumbaenses. O presidente do Legislativo, Roberto Gomes Façanha, afirmou que ela deixou um legado na cidade.

“Dona Izulina se tornou uma das referências da nossa cultura, da nossa arte. Ela sempre estará presente em nossa região. Sua arte está espalhada por Corumbá e em outras regiões. Se tornou um ícone e será sempre lembrada por todos, não só pela sua arte, mas também pelo enorme coração e a forma carinhosa que recebia a todos em sua residência. Foi uma perda muito grande para todos nós”, afirmou Façanha.

Sobre as artes, o presidente do Legislativo destaca as imagens da Via Sacra e a estátua de Cristo no alto do Morro do Cruzeiro, hoje conhecido como Morro do Cristo Rei do Pantanal. “Ela foi responsável por inúmeros trabalhos em nossa cidade. Está presente não só aqui, mas também em outras regiões, como em Três Lagoas, na imagem de Cristo, mais uma obra de arte dessa maravilhosa artista plástica”, destacou, lembrando todo o seu trabalho que está espalhado pela região.

“Podemos destacar todo o seu trabalho no Morro do Cristo Rei do Pantanal; das peças existentes em seu ateliê, Art Zu, todos pontos turísticos importantes da nossa cidade; da imagem de Cristo na entrada do Bairro Cristo Redentor; da imagem de São Francisco de Assis na praça existente na Avenida Rio Branco, próximo a Ladário, entre muitas outras. Dona Izulina será uma pessoa que sempre estará viva em nossa memória!”, completou.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara