Não é nenhum exagero colocar a Colômbia entre os favoritos para a conquista da Copa América deste ano. Os colombianos chegam fortes para a competição e contam com a fase não muito boa dos sempre favoritos ao título Uruguai, Argentina e Brasil.

Tradicional escola do futebol sul-americano, a Colômbia quer voltar a levantar o troféu da Copa América. A equipe foi campeã do torneio uma única vez, quando sediaram o evento em 2001. Na época, a seleção, liderada pelo atacante Aristizábal, velho conhecido das torcidas de Vitória e Cruzeiro, foi campeã invicta, com seis vitórias em seis jogos e não sofreu nenhum gol.

Na competição deste ano, os colombianos chegam sob o comando de um novo técnico. O português Carlos Queiroz assumiu a equipe em fevereiro, substituindo o argentino José Pekerman, que deixou o cargo em setembro do ano passado, após a Copa do Mundo.

Carlos Queiroz dirigiu o Irã por quase oito anos e assumiu o comando da Colômbia com o objetivo de classificá-la para a Copa do Catar, em 2022. A Copa América será a primeira competição da seleção vizinha sob o comando do português. Imagina começar essa caminhada logo com um título sul-americano? Este é o objetivo.

E a Colômbia conta com algumas caras conhecidas que já atuaram ou ainda atuam no futebol brasileiro. Entre eles estão: o zagueiro Yerry Mina, que fez sucesso pelo Palmeiras, quando foi campeão brasileiro em 2016 e o volante Gustavo Cuéllar, no momento, um dos jogadores mais queridos da torcida do Flamengo. A equipe ainda conta com o talento de jogadores consagrados, como os atacantes Falcao García, do Mônaco (MN), e Cuadrado, da Juventus (ITA).

Além do ataque poderoso, a Colômbia aposta na organização de jogo promovida pelo meio-campista James Rodríguez. Com passagens por Real Madrid (ES) e Bayer de Munique (ALE), o jogador será o maestro da equipe na Copa América.

Foto: Sabrine Cruz - Agência do Rádio Mais

A Colômbia disputou dois amistosos durante a preparação para a Copa América e obteve 100% de aproveitamento, com duas vitórias. No dia três de junho, os colombianos venceram o Panamá por três a zero, em Bogotá. No último domingo (9), jogando no estádio Monumental de Lima, a equipe repetiu o placar, derrotando o Peru por três tentos a zero. Essas boas atuações aumentaram ainda mais a expectativa para um bom desempenho na Copa América do Brasil.

A Colômbia está no grupo B da competição, ao lado de Argentina, Paraguai e Catar. Os colombianos vão estrear logo com a missão de parar Messi e o restante dos argentinos, em Salvador (BA), no dia 15. Quatro dias depois a Colômbia enfrenta o Catar, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A equipe volta para Salvador no dia 23, onde encerra sua participação na fase de grupos diante do Paraguai.

Por corumbaonline