Nesta segunda-feira (22), por volta de 14h30 a Coordenadoria de Policiamento Aéreo (CGPA) foi acionada para realizar um atendimento a uma vítima de picada de cobra.

Prontamente uma equipe composta por dois pilotos e dois operadores aerotáticos, se deslocaram para o atendimento a bordo da aeronave PT-GMS.

Ao chegar no local, situado na região do Pantanal, lugar de difícil acesso, entre as cidades de Aquidauana e Corumbá, foi encontrado o homem de 39 anos, com sinal no pé direito da inoculação do veneno, a pele já apresentava edema e cianose, a vítima estava consciente e orientada, queixava-se de algia no local, parestesia, visão turva, cefaleia e náuseas.

(Foto: Divulgação)

Após o atendimento pré-hospitalar, foi realizado o transporte aéreo da vítima para a cidade de Aquidauana, que devido à coordenação prévia era o hospital de referência mais próximo onde havia o soro antiofídico próprio. Durante o translado, a vítima permaneceu estável, porém vomitou várias vezes, provavelmente pela reação do veneno da cobra peçonhenta da espécie Jararaca Boca-de-Sapo.

Após o pouso na cidade de Aquidauana, a vítima foi transferida para o Hospital Regional.

O resgate aéreo através de CGPA foi imprescindível, já que se faz necessário o tratamento precoce nesse tipo de acidente, pois a espécie de animal peçonhento envolvido no acidente pode levar à morte da pessoa por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

Por Da Redação

Sair da versão mobile