O Comando do 6º Distrito Naval realiza à partir de hoje várias atividades em comemorações alusivas a Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, à ser celebrado em 11 de junho.

Em Ladário, nesta sexta-feira, às 18hs, em frente ao Pórtico do Complexo Naval de Ladário haverá apresentações da Troca da Guarda “Cunha Couto” e da Banda de Música dos Fuzileiros Navais.

No dia 9 (sábado), será realizada Ação Cívico Social na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, das 9h às 12hs, com os serviços de prevenção e promoção de saúde, como: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, aplicação de flúor e corte de cabelo, além de exposição de materiais e informações de como ingressar na Marinha. A escola fica localizada na Rua: Simeão Ribas, n°50, Bairro Nova Aliança, Ladário.

Em Corumbá, nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), os Navios da Flotilha de Mato Grosso estarão abertos para visitação pública, no Porto Geral. Na Praça da Independência de Corumbá serão realizadas ações de promoção à saúde, exposição de materiais e informações de como ingressar na Marinha.

Na noite do dia 9 (sábado), às 18hs, na Praça da Independência de Corumbá haverá apresentações da Troca da Guarda “Cunha Couto” e da Banda de Música dos Fuzileiros Navais.

E no dia 11, às 9h, em frente ao Pórtico, haverá a tradicional Cerimônia Cívico-Militar alusiva a data.

HISTÓRICO DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

No dia 11 de junho de 1865, quando o Brasil foi levado a participar da Guerra da Tríplice Aliança, navios da Marinha, comandados pelo Almirante Barroso, operavam num ambiente inóspito do continente, subindo os rios e enfrentando as baterias instaladas nas margens e nos navios que rebocavam chatas com canhões de grosso calibre.

Assim foi travada a Batalha Naval do Riachuelo, nas águas do rio Paraná, próximo à confluência do pequeno afluente. No decorrer da luta, no navio capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, foram içados numerosos sinais, transmitindo ordens aos demais comandantes brasileiros. Dois deles foram especialmente célebres: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Anualmente, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, ocasião em que são içados nos mastros de todos os navios e organizações de terra os históricos sinais utilizados pelo Chefe Naval durante o confronto.

Por corumbaonline