Melhorar o atendimento oferecido aos munícipes, ampliar a integração entre as Secretarias, Fundações e Autarquias e diminuir os gastos públicos. Com esses objetivos, o prefeito Marcelo Iunes reuniu nessa segunda-feira, 23 de setembro, toda a equipe da Prefeitura de Corumbá para debater o aprimoramento da gestão estratégica no Município.
O encontro contou com a participação do superintendente de Gestão Estratégica do Governo do Estado, Thaner Castro Nogueira, que vai auxiliar o Executivo municipal no processo de formatação de indicadores confiáveis.
“Estamos trabalhando para desenvolver um modelo e gestão que otimize o tempo dos gestores, os recursos municipais e maximize os resultados para a nossa população, que é e sempre será o foco central de todas as nossas ações feitas pela Prefeitura”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
“A Prefeitura, através da Secretaria de Governo, pesquisou vários modelos e a gente identificou um grande parceiro, que é o Governo do Estado, que já auxilia Corumbá em várias frentes e vai fortalecer mais essa ação de nos apoiar nessa experiência que eles já desenvolvem no Estado de monitoramento, por meio da Superintendência de Gestão Estratégica”, comentou o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques.
“Como aval do governador Reinaldo Azambuja, o Thaner Nogueira mostrou pra gente como funciona, os caminhos que precisamos percorrer e disponibilizou a estrutura do Estado para nos apoiar no que for possível”, completou o secretário de Governo.
“É uma coisa que a gente precisava e que começou a ser pensada em lá em 2015, teve o apoio do MS Competitivo, mas não pegamos um modelo pronto e implementamos. Fomos pensando na cultura que existe, das dificuldades que temos, nas características regionais e fomos chegando a um modelo mais com a nossa cara”, descreveu o superintendente de Gestão Estratégica do Governo do Estado.
“Buscamos um modelo simples, que nos permitisse priorizar o que era mais importante e que fosse monitorável, controlável, que conseguíssemos estabelecer um controle. A gente monitora, mas num sentido de apoiar a secretaria e não de cobrar. A proposta para Corumbá está na mesma linha para podermos fazer muitos projetos saírem do papel e que façam esses projetos gerarem resultados, impacto na população de uma forma mensural, ou seja, indicadores importantes”, completou Thaner.
Ainda de acordo com o superintendente estadual, o atual organização do Poder Público Municipal já facilita todo esse trabalho de formatação. Será necessário apenas adequar alguns determinados aspectos da Gestão.
“A vantagem da Prefeitura é que temos um centro, um núcleo de governo, que está na SEGOV. Esse núcleo já pensa no Governo há algum tempo, só não tinha esse formato para monitorar a performance das secretarias. Agora com essa ferramenta fica mais fácil. A proposta não é nada diferente do que já é feito no Estado, mas com uma vantagem muito grande: como nosso Governador sempre fala, é no município onde acontecem as politicas. Se pudermos fazer com que as secretarias funcionem melhor teremos serviços de mais qualidade , políticas públicas que realmente beneficiem a população de uma forma mais organizada, buscando economizar recursos e buscando integrar áreas e buscar projetos comuns às pastas”, finalizou Thaner Castro Nogueira.