PMC

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, afirmou que a ação ‘Saúde em Dia’, lançada nesta quinta-feira, 06 de julho, pela Prefeitura de Corumbá tem como objetivo “fortalecer as ações de prevenção e promoção em saúde” no município e reduzir a fila de espera por exames e consultas especializadas na rede pública de saúde corumbaense.

 

“A ação ‘Saúde em Dia’ traz exames e consultas especializadas que estamos com fila alta. No caso da ultrassonografia são mil exames para ser realizados no final de novembro; consultas especializadas de cardiologistas também para o final de novembro; endodontia, cirurgia de canal com 1.200 exames para realização. Você faz a triagem do paciente e não consegue resolver em menos de dois anos. É uma situação com a qual assumimos a gestão e que não gostaríamos que continuasse. Por isso criamos o projeto”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde, pasta responsável por executar o projeto.

 

Rogério Leite destacou que, mesmo num período em que o País enfrenta crise econômica, os serviços serão prestados totalmente com recursos próprios do Município. “Diante de todas as dificuldades, estamos conseguindo avançar na Saúde e no atendimento à população. Identificamos uma demanda reprimida alta em exames, consultas especializadas como cardiologia e ortopedia. Organizamos o ‘Saúde em Dia’ com consultas e especialidades que estão mais atrasadas no nosso município. O munícipe será atendido e terá seus exames realizados no período”, disse.

 

“Nosso objetivo é fortalecer as ações de prevenção e promoção em saúde. Temos de reduzir a espera para realização desses exames como ultrassonografia, tratamento odontológico, especializadas como cardiologia, oftalmologia e ortopedia”, ressaltou o secretário ao destacar que o projeto que se inicia no sábado, 08 de julho, surgiu da vontade dos profissionais de Saúde da rede municipal de mostrar e “fazer com que o SUS funcione, acreditando na essência do SUS quando foi criado”, concluiu.

 

A ação

 

O projeto ‘Saúde em Dia’ começa sábado, 08 de julho, a partir das 08h, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”. Vão ser oferecidas consultas com clínico-geral e pediatra; realizadas aferição de pressão arterial e glicemia capilar e feitas orientações sobre prevenção de doenças, de gravidez na adolescência e sobre planejamento familiar. Haverá ainda distribuição de preservativos, vacinação e entrega de remédios básicos, além de pesagem de beneficiários do Bolsa Família, palestra educativa sobre o meio ambiente e orientação sobre acidentes no trânsito serão também realizadas.

 

Ao meio-dia, serão finalizados os atendimentos médicos e odontológicos, já os agendamentos poderão ser feitos até às 16h30. Ação também terá lazer, contando com sessões de ginástica, torneio, jogos, oficinas, apresentação de danças, orientações sobre a importância da prática esportiva na melhoria da qualidade de vida, recreação em pula-pula infantil e massagem expressa. Nos sábados subsequentes, haverá somente agendamentos e avaliação odontológica de média complexidade.

 

A remarcação dos exames vai ocorrer em três sábados seguidos, iniciando no dia 08 de julho, quando serão contemplados bairros Universitário, Previsul – Camalote, Centro América, Cravo Vermelho I e II, Cristo Redentor, Popular Velha, Maria Leite e conjunto Padre Ernesto Sassida. No dia 15 de julho, a remarcação de exames será feita na Academia de Saúde Arthur Marinho e vai contemplar os bairros Dom Bosco, Cervejaria, Arthur Marinho, Generoso, Centro, Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima e Borrowski – Centro. No dia 22 de julho, a ação será na praça CEU, contemplando com remarcação de exames moradores do Loteamento Pantanal –  Guanã, Guatós – Guaicurus, João de Deus – Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova – Nossa Senhora de Fátima, Nova Corumbá – Guanabara – Primavera.

 

Essas remarcações serão feitas por profissionais dos setores administrativos e recepcionistas dos serviços especializados para os pacientes que já possuem o pedido de exame e tratamento odontológico. As ultrassonografias de abdômen total, rins e vias urinárias, próstata, mamas, bolsa escrotal, ultrassom pélvico e transvaginal, serão feitas no Centro de Saúde da Mulher; o Eco Doppler MMII unilateral será realizado na Santa Casa de Corumbá, enquanto consultas cardiológicas, oftalmológicas e a endoscopia, serão realizadas no Centro de Atendimento de Especialidade em Saúde.

Por corumbaonline