O prefeito vinha atuando desde o início de 2017, em seu terceiro mandato, como chefe do executivo corumbaense contando com a colaboração de Marcelo Iunes, então vice prefeito, que assumiu o cargo.

Considerado um dos políticos mais promissores e bem quistos de sua geração, Ruiter deixou um legado de desenvolvimento para a Cidade Branca por qual era apaixonado. Também fez história sendo o único a ocupar o cargo de prefeito de Corumbá por três vezes.

De acordo com o Secretário de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, que o acompanhou como membro da equipe de trabalho durante as três passagens pelo paço municipal, ele era visionário e se preocupava principalmente em dar comodidade à população, “o contato com a população era imprescindível, a administração desde o início foi construída baseada nessa troca entre equipe técnica e comunidade”

Cássio esteve na equipe de trabalho de Ruiter durante as três passagens pela prefeitura (Foto: Corumbá On Line)

Alguns projetos ganharam maior representatividade, tais como: Prefeito presente, Povo das águas e Se essa rua fosse minha. Ambos tinham como objetivo aproximar a comunidade do poder público, fazendo com que dessa forma, os anseios, dúvidas, criticas e sugestões fossem ouvidas e colocadas em prática. “A idéia de trabalhar junto à população fazia parte da sua carteira de projetos e essas ações eram de extrema importância para ele, tanto que duas delas viraram leis já vigentes no município”, contou Cássio.

Primeira reunião oficial com a equipe de governo em janeiro de 2017 (Renê Carneiro / Arquivo PMC)

Grandes obras de apoio financeiro também fazem parte do legado de Ruiter para a cidade, “o PAC chegou para nós através de seis projetos apresentados, e com o bom alinhamento político, conseguimos que todos fossem contemplados”, ressaltou.

O PAC abrangeu a área de habitação e urbanização com a construção de unidades habitacionais, a construção de novos postos de saúdes e escolas, mais de 500 quadras pavimentadas, 50 alamedas de lajotas, bem como serviços de drenagem e pavimentação nas mais diversas áreas da cidade, entre outras atividades.

“Com o PAC nós dotamos o município com uma infraestrutura que antes nós não tínhamos. Tudo isso na transição do primeiro para o segundo mandato. Temos projetos sendo inaugurados agora que ainda são da primeira gestão”, enfatizou o secretário que ainda salientou, “temos para receber em torno de 19 milhões de reais advindos do PAC cidades históricas que fazem parte da administração dele, as coisas ainda estão acontecendo”, explicou o secretário.

Os investimentos recebidos para a cidade através do Governo Federal e Estadual foram frutos do empenho, parceria e muito trabalho. “Bons relacionamentos, alinhamento político vindo do Governo do Estado e muita vontade em levar o melhor de Corumbá para o mundo fizeram com que ele conseguisse muitas coisas boas. Dentre elas, a efetivação do FONPLATA (Programa do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata), logo no primeiro mês do seu último mandato e a intervenção do Hospital, como forma de ajudar na manutenção do local”, avaliou.

Parceria estratégica é formada pela Prefeitura de Corumbá, Governo do Estado e Fonplata (Foto: Renê Marcio Carneiro / Arquivo PMC)

Na área da saúde, várias ações como a chegada do Samu, a Unidade de Pronto Atendimento localizada na parte alta da cidade, abertura de novos postos de saúde, bem como a evolução de atendimento odontológico, vindo a ser premiado pelo Conselho Federal de Odontologia como o melhor município do Brasil até 200 mil habitantes em atendimento no ano de 2010 fizeram parte do esforço realizado para melhor atender os corumbaenses, bolivianos e ladarenses que também usufruem dos serviços básicos de atendimento em saúde.

A educação também ganhou mais visibilidade pela gestão através da construção de duas novas escolas, Professor Djalma Sampaio e Almirante Tamandaré, além da reforma e ampliação das já existentes. Também foram construídas quadras cobertas em quase todas as unidades escolares. O salário dos professores durante todas as suas gestões foi um diferencial, sendo que, a cidade ocupa o terceiro lugar em melhor salário do Mato Grosso do Sul no magistério, ficando atrás somente dos servidores estaduais e os servidores municipais de Campo Grande.

“O servidor público era visto com carinho por ele que instituiu o plano de cargos e carreiras, os critérios de valorização do magistério passou para outro padrão, sendo o município durante muito tempo o que melhor remunerava os professores. A valorização do serviço público era notória, visto que foram realizados quatro ou cinco concursos públicos com servidores já lotados em suas respectivas áreas. A estrutura física dentro dos ambientes de serviço também foram melhoradas antes quando entramos não havia material suficiente e hoje todos os funcionários possuem o que precisam para exercer a função”, disse o secretário de Governo.

A cultura corumbaense sempre foi olhada por Ruiter com muito carinho, assumidamente encantado pelo carnaval de Corumbá, ele conseguiu por meio de políticas públicas, dar visibilidade ao evento e transformá-lo em uma das maiores manifestações culturais da região Centro-Oeste. Atraindo em média, 40 mil foliões por ano, a folia de momo corumbaense já faz parte do calendário nacional de eventos, bem como também é considerada patrimônio cultural imaterial do Mato Grosso do Sul.

O Arraial de Banho de São João também ganhou grandes proporções durante sua gestão estando atualmente em processo avançado para o registro da festa como Patrimônio Cultural do Brasil exclusivo de Mato Grosso do Sul.

“O carnaval a partir da administração dele voltou a ter visibilidade de antigamente, o resgate dos valores históricos, do carnaval cultural com grande apoio da Hêlo que era uma grande entusiasta da cultura corumbaense. O grande pensamento dele sempre foi Corumbá pensava sempre em como levar serviços para a comunidade, tirando-a da situação de desconforto e promover o desenvolvimento da cidade para gerar emprego e renda”, finalizou Cássio.

Empresária destaca inclusão social como uma das preocupações de Ruiter (Foto: Corumbá On Line)

Fator relevante desde que assumiu pela primeira vez a prefeitura, o setor econômico da cidade como um todo, sempre foi uma preocupação, “eu atuo no comércio corumbaense há 12 anos e sempre pude contar com o apoio do poder público, pois era uma gestão aberta para todos, de inclusão, porque se tinha alguma coisa que marcava a gestão do Ruiter era a inclusão social. O que mais me chamava atenção nele era a generosidade, pois sempre estava pensando em como poderia ajudar e atualmente nos está fazendo muita falta”, enfatizou a empresária, Marissol Leal de Jesus.

Vida Política

Eleito pela primeira vez em 2004 pelo PT em Corumbá, constituiu seu berço político e foi reeleito em 2008 e, em 2012, também viu seu partido eleger Paulo Duarte como seu sucessor na prefeitura.

Antes de ingressar na política, Ruiter era auditor-fiscal do Estado, ocupando o cargo de superintendente de Administração Tributária durante o governo de Zeca do PT.

Vislumbrando novos horizontes políticos se candidatou a deputado estadual, tendo recebido 18.502 votos. Após derrota nas urnas se desfiliou do PT e se filiou ao PSDB, contando com o apoio do Governador Reinaldo Azambuja.

Na nova legenda conseguiu ser eleito em 2016 prefeito de Corumbá. Esse foi o primeiro ano de Ruiter à frente do novo mandato, tendo como vice-prefeito Marcelo Iunes.

Por corumbaonline