Nesta quinta-feira (28), a partir das 18h30, a Cidade Dom Bosco abre as portas para receber educandos, familiares e a população em geral para falar sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. O evento faz parte de uma culminância de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo.

Ao todo, 180 educandos atendidos pelo PCAF (Programa Criança e Adolescente Feliz) vão participar das atividades, que foram desenvolvidas por eles e os educadores ao longo do mês. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas no evento.

A culminância contará com diversas apresentações culturais voltadas para a temática do Setembro Amarelo, como dança, música, jogral e artística. As apresentações foram produzidas pelas oficinas de artes, dança, música, Libras, Iniciação esportiva e Educomunicação, com o objetivo de promover o diálogo, a reflexão, a empatia e a solidariedade de forma criativa e lúdica. A intenção foi, também, estimular o autocuidado, a autoestima, a resiliência e a esperança nas pessoas que sofrem ou que já sofreram com problemas emocionais ou psicológicos.

Haverá, ainda, uma exposição de cartazes produzidos pelos educandos durante as oficinas, que vai mostrar diferentes formas de expressar sentimentos e emoções.

“Os preparativos para o evento de culminância estão a todo vapor. Os educandos estão ensaiando suas apresentações com dedicação e entusiasmo, sob a orientação dos educadores. Esse momento servirá para celebrar a vida, a diversidade, a beleza e a arte como formas de resistir e superar as adversidades”, ressalta a responsável pelo PCAF, educadora Karen Simões.

Coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar explica que a principal mensagem a ser levada ao público que irá assistir o evento é que a vida é um dom de Deus, que deve ser valorizada e cuidada.

“O suicídio é uma realidade triste e preocupante, que pode ser prevenida com informação, diálogo e acolhimento. A Cidade Dom Bosco quer contribuir para a promoção da saúde mental e da cultura da paz, oferecendo um espaço de educação integral, cidadania e solidariedade para seus educandos e suas famílias. O evento é uma forma de celebrar a vida e de fortalecer os laços de amor e esperança entre todos”, garante.

Durante o evento, serão comercializados pães e salgados, entre outros, produzidos pela padaria Doce Sonho de Dom Bosco. Toda a venda da padaria é revertida para as ações promovidas pela Cidade Dom Bosco.

Por Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile