Nesta quinta-feira (11), a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Governo do Estado deu início a campanha “Nossa Água” mobilizando servidores da companhia e do município de Corumbá a realizar coleta de lixo nas vias públicas da cidade. A ação foi realizada no bairro cervejaria na região próxima ao Ecoparque Cacimba da Saúde.

Em celebração ao dia mundial da água, que ocorre em 22 de março, a campanha visa incentivar a população a realizar corretamente o descarte dos resíduos sólidos de modo a evitar problemas ambientais e de saúde pública, como a poluição do rio, a mortandade das espécies animais e vegetais do ambiente fluvial e até mesmo a obstrução da rede de esgoto.

De acordo com Natália Machado, engenheira ambiental da Sanesul, “É importante conscientizar a população, que às vezes, não por mal, acaba jogando lixo na beira do rio, o que acarreta em muitas coisas, como na poluição da água captada pela Sanesul, água que é consumida por todos.”

(Foto: Maria Eduarda Metran)

Além das causas relacionadas ao curso do rio, o descarte inadequado do lixo doméstico está relacionado à criação de focos do mosquito da dengue. Um dos agentes de controle de vetores convidado à participar da ação, Ronaldo Coelho afirma que os agentes fazem a sua parte e que devem trabalhar em parceria com o povo mas “infelizmente, não é o que acontece, são poucas as pessoas que entendem a situação, o que acaba dificultando o nosso trabalho. A gente pede compreensão porque além da pandemia do Covid, a dengue também está aí gerando superlotação nas unidades públicas de saúde.”

Coelho e Machado reconhecem a importância do exemplo como forma de incentivo. Para ele, “uma atividade como essa mobiliza a população a zelar pela saúde de toda a comunidade” e para ela, “a educação que é a saída e se conscientizando eles vão ter um pouco mais de noção e vão poder colaborar mais com o meio ambiente”

(Foto: Maria Eduarda Metran)

Nos próximos dias as ações vão acontecer em Rio Verde de Mato Grosso (Rio Verde), Bonito (Córrego Bonito), Dourados (Córrego Água Boa), Naviraí (Córrego Touro) e Paranaíba (Lago da Praça Espelho d’água), cidades onde a concessionária atua.

Também são distribuídas as cartilhas educativas e os jogos da memória infantis com o tema do Dia da Água para todas as unidades da empresa. Será disponibilizado para as escolas um vídeo animado educativo com mascotes da Sanesul. Acompanhem nas redes sociais @ https://www.facebook.com/SanesulMS e @ https://www.instagram.com/sanesul/

Serviço

Através do número 3233-2783, do Disque dengue, é possível denunciar focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e Chikungunya. O funcionamento ocorre de segunda à segunda das 8h à 18h. Em caso de terrenos baldios deve ser contatada a Fiscalização de Posturas atráves do número 3234-3479.

Por Maria Eduarda Metran

Sair da versão mobile