As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Engenheiro Eliezer Batista e Acurizal, além do Sítio Serra Negra, já estão funcionando com menor consumo de energia elétrica. As áreas localizadas na Serra do Amolar e geridas pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro) integraram o Projeto de Eficiência Energética da Energisa em Mato Grosso do Sul.

Nas áreas, foram substituídas 155 lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED de alta eficiência, 12 aparelhos de ar condicionado de baixo rendimento foram substituídos por outros mais eficientes e dois equipamentos de refrigeração foram substituídos por novos, com Selo Procel de Economia de Energia.

Para o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, a ação contribui para a conservação do bioma. “As instalações do IHP no Pantanal são uma vitrine deste bioma tão rico e precioso para todos nós. Por lá, passam pesquisadores, ambientalistas e formadores de opinião de diversas partes do mundo. Depois de implantarmos o ‘Ilumina Pantanal’, que deu mais qualidade de vida ao povo pantaneiro, demos um passo a mais em prol do bioma, com esta parceria com o IHP”, afirma.

Presidente do IHP, o coronel Ângelo Rabelo destaca a importância da parceria para o Pantanal. “A Energisa tem contribuído para fortalecermos a pesquisa científica e o turismo de experiência na região da Serra do Amolar. A partir destas parcerias estratégicas, conseguimos, por exemplo, atingir outras metas, como a redução das emissões de carbono e a de não usarmos combustíveis fósseis”, explica Rabelo.

O Projeto de Eficiência Energética investiu mais de R$ 83 mil com as melhorias feitas na Serra do Amolar. Regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia elétrica), o projeto incentiva o uso adequado e eficiente da energia elétrica sem desperdícios.

Parceria vai além do Projeto de Eficiência Energética nas RPPNs

Ainda no mês de fevereiro, Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e Energisa, assinaram um termo de cooperação em que determina a capacitação da equipe do Instituto para colaboração com inspeção e diagnóstico dos equipamentos das placas solares do programa Ilumina Pantanal na região do alto do Rio Paraguai.

Com o treinamento, colaboradores representantes do IHP terão condições técnicas de realizar uma primeira inspeção e diagnóstico de possíveis problemas nos sistemas SIGFIs, nos casos que vierem a ocorrer solicitações de manutenções emergenciais. Além disso, o termo prevê parceria com foco no fortalecimento das atividades de assistência e apoio técnico em prol dos Biomas Cerrado e Pantanal.

Por Assessoria de Comunicação