Com foco na qualidade de vida da população corumbaense, os três mandatos do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foram pautados na visibilidade da cidade, garantindo de maneira direta e indireta o desenvolvimento do município.

Atuando em diferentes frentes, o prefeito investiu em áreas como saúde na construção de novas unidades básicas, assistência social com o acompanhamento dos idosos no centro de convivência e infraestrutura, com ações de saneamento e recuperação estradas na zona rural, entre outras ao longo de oito anos.

 

Além do amor por administrar Corumbá, Ruiter também era apaixonado pelo Carnaval do município e pelo Corumbaense Futebol Clube, “o amor pelo futebol puxou do pai com certeza, mas o carnaval puxou de mim, sempre fui apaixonada pela folia e ele pegou de mim esse gosto por essa festa tão bonita”, disse sua mãe, Leir Cunha.

“Corumbá ganhou um ‘pai’, que fazia o possível para honrar os corumbaenses”, desabafa mãe de Ruiter (Foto: Corumbá On Line)

 

Incentivador do time, como gestor municipal Ruiter buscou em seu primeiro mandato trazer de volta o time do Corumbaense para as disputas de base após um afastamento de 13 anos.

Jorge Freitas ao lado de Ruiter enfretou o desafio de trazer o time profissional às disputas de competições (Foto: Corumbá On Line)

Como presidente do clube me reuni com o Ruiter e ele me perguntou sobre a possibilidade de retornarmos com o futebol, tivemos essa conversa em dezembro de 2004. Por meio de diversas reuniões decidimos o que era preciso para voltarmos e montamos a primeira equipe com 80% dos jogadores prata da casa e voltamos para a série B ficando em terceiro lugar, e em 2006 fomos campeões da série B retornando para a série A”, explicou o ex-presidente do Corumbaense Futebol Clube, Jorge Freitas enfatizando a importância do prefeito para essas conquistas, “Graças ao empenho do Ruiter, atualmente temos o Corumbaense Campeão da série A. Ele era um apaixonado pelo Corumbaense e pelo futebol, nos apoiou e se empenhou para arrumar patrocínios para que o futebol voltasse. Além de tudo ele mostrou ser um grande administrador e com certeza, nesse um ano, a cidade sentiu essa lacuna que foi deixada”, finalizou.

Em 2011, prefeito Ruiter recebe equipe Campeã Estadual de Futebol Sub-14 (Foto: Arquivo PMC)

 

Garantiu a recuperação do Estádio Arthur Marinho, transformando no mais moderno e seguro do MS, local onde assistiu em 2017 ao lado do Governador Reinaldo Azambuja a vitória do Galo Guerreiro e o titulo da série A do estadual e a tão sonhada vaga na Copa do Brasil.

Em maio de 2017, Ruiter recebeu a visita da equipe Campeã Estadual de Futebol (Foto: Clóvis Neto / Arquivo PMC)

Presidente do Corumbaense Futebol Clube do início do mandato até o seu falecimento, Luiz Bosco Delgado, agora diretor financeiro do clube comentou sobre o grande apoio recebido pelo prefeito para alavancar o time que atualmente é reconhecido em âmbito estadual e nacional, “Nós fomos campeões após 33 anos e ele foi fundamental para esta conquista e com isso o clube conseguiu se recuperar financeiramente, devido aos prêmios recebidos com a participação na Copa do Brasil série D e da Copa Verde, além é claro, do título de campeão estadual”.

“Bosquinho” ex-presidente do Corumbaense (Foto: Corumbá On Line)

 

Ainda conforme Bosco, a busca de patrocínios para o futebol e o envolvimento do Governo do Estado trouxe o incentivo que o esporte precisava, “o Corumbaense Futebol Clube agradece muito ao Ruiter pelo carinho, atenção e preocupação com a recuperação social do clube. Hoje estamos caminhando para um rumo seguro e sólido”, comemorou.

 

O samba também estava no sangue do corumbaense nato, e de acordo com o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Zezinho Martinez, a parceria existiu desde o início do primeiro mandato em 2005. “Sempre saudosista ele queria resgatar algo vivido durante sua infância e quando eu procurei em 2005 pedindo uma parceria para retornar ao carnaval ele me ajudou. Em 2006 eu assumi a Liesco e fui até ele, conversamos sobre a reestruturação das escolas de samba e a partir dai o desenvolvimento foi acontecendo. Achar um cara igual a ele, carismático com sensibilidade de entender, escutar e no final dizer que daria certo vai ser difícil. Para nós das Escolas de Samba o pensamento é unânime sobre a referência de parceiro, companheiro, sambista e de apoiador no fomento do Carnaval querendo sempre o melhor para Corumbá”.

Zezinho ressaltou apoio de Ruiter no resgate ao carnaval corumbaense (Foto: Corumbá On Line)

 

De 2005 até os dias atuais o carnaval corumbaense cresceu consideravelmente, atingindo o público de 40 mil pessoas durante todos os dias da folia de momo e também ganhou o título de melhor carnaval do Centro-Oeste.

 

Manifestações culturais, além de turismo contemplativo eram valorizadas por ele e conforme suas convicções atraiam olhares positivos para a cidade, gerando renda e movimentação no setor econômico.

Ruiter sempre foi adepto a todas as tradições da cidade, nunca deixou nenhum festeiro de São João ou jogador de beira de campo de time de futebol na mão, sempre deu assistência, sempre deu uma atenção especial a tudo que o povo corumbaense gosta”, disse Martinez.

 

A disposição dele em fazer acontecer da melhor forma possível era incrível. A paixão que ele tinha pela cultura e por tudo que resgatou da tradição corumbaense não tem como deixar de reconhecer”, comentou o sambista Luiz Mário Cambará ainda reforçando a luta pela igualdade de possibilidades para toda a população, “a visão dele era sempre melhorar e atrair cada vez mais pessoas.

(Foto: Corumbá On Line)

O primeiro carnaval que fiz como secretário foi uma experiência nova e o Ruiter me ajudou muito, acreditou e me apoiou, então eu senti aquela segurança de tê-lo ao lado. Já no carnaval deste ano eu senti muito, fiquei abatido e toda hora ele me vinha na lembrança. Mas por ele fizemos o melhor que poderíamos sempre pensando em agradar à nossa população e manter a tradição que ele tanto prezava”.

 

Em 1° de novembro deste ano completa um ano que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira faleceu vítima de um aneurisma. Lembrado pela população por seu carisma e atenciosidade deixou como demonstração de apreço diversas ações de melhoria para toda a cidade. Desde sua partida, o plano de governo do seu terceiro mandato está sendo conduzido pelo então prefeito, Marcelo Iunes.

Por corumbaonline