Analisando…

13 de dezembro de 2019

Filho

A operação desta semana da PF colocou holofotes em uma investigação sobre o envolvimento das empresas do filho do ex-presidente Lula com gigantes da telefonia. A investigação aponta para pagamentos milionários de consultoria que segundo a PF nunca foram realizados, sendo apenas propina. É um duro golpe para as pretensões do ex-presidente em reorganizar a combalida esquerda brasileira

Agenda

Nesta semana o Ministro da Justiça Sergio Moro se negou a receber o Presidente da OAB – Felipe Santa Cruz. Alegou que o presidente faz criticas a Bolsonaro e ao Governo e ofende os eleitores do Mito. Santa Cruz desmentiu a notícia e confirmou que se tratava de fakenews a frase a ele atribuída. Mas ainda que fossem verdadeiras as afirmações não é papel de Ministro negar audiência a quem quer que seja, já que ele esta ali para prestar esclarecimentos entre outras coisas. Mais uma faceta de Moro que a cada dia confirma que sempre foi político.

CPMF

O plenário do STF decidiu por maioria que entrar na lista de devedores do ICMS virou crime e passível de pena de prisão. É uma reviravolta e tanto no sistema jurídico do país talvez influenciado pelo estado de quebradeira que atinge os governos dos estados. O que preocupa é que se abriu uma porta perigosa já que daqui a pouco também poderá dar cadeia dever IPTU ou IPVA. É bom ficar atento.

Radares

A decisão desta semana do STJ que determinou a volta dos radares móveis nas estradas do país foi muito criticada pelo Presidente Bolsonaro. Em partes ele tem razão, pois isso se tornou uma verdadeira indústria da multa. Porém não vejo o mesmo esforço dele para melhorar a sinalização dos radares fixos. Na BR-262 a quantidade de radares que estão mal sinalizados ou sem nenhuma sinalização também construiu uma indústria da multa.

Por Da Redação