Analisando…

17 de novembro de 2018

O Aprendiz

O aprendiz de Presidente, Jair Bolsonaro, continua a sua saga de montar a equipe que governara o país a partir de 1° de janeiro. Ante há vários questionamentos de problemas sérios a serem enfrentados, o Presidente terminou a semana exorcizando a diretoria do INEP, por conta de uma bobagem de uma pergunta, que trouxe a tona de novo a questão de gênero. Enquanto isso a guerra com o congresso esta apenas começando, e foram duas bordoadas seguidas, agora o mimimi de pedir abaixo assinado pra barrar aumento do judiciário não vale.

Ministério do Trabalho

Após 88 anos de sua criação, chega ao fim o Ministério do Trabalho. Não que haja necessidade de um ministério especifico para a formulação de políticas públicas de um setor. Mas esta extinção se deu mais para engessar as centrais sindicais do que realmente adequar a máquina pública.

Custos

Falando nisso, nem Temer, nem Bolsonaro conseguem dizer quanto seria a real economia com a extinção de pastas. Temer prometeu e não reduziu, Bolsonaro prometeu e esta apanhando pra reduzir. O fato e que com quadro de mais de 80% de funcionários efetivos, eles terão que ser realocados em outras áreas. Na pratica a extinção de um ministério e muito mais uma jogada politica do que econômica.

Justiça

Apesar de preocupar algumas falas do futuro ministro da Justiça, querendo transformar o     ministério em uma filial da CIA, e a intenção de trazer alguns integrantes da república de Curitiba para o ministério, o que soou como um alento e que ele não pretende aproveitar todas as 10 medidas de combate a corrupção do MPF, isso porque, algumas realmente flertam com o regime fascista. Outra notícia que alivia a barra do Juiz é seu pedido de exoneração. Mais condizente com o momento.

Sergio Moro

Esta passagem do Juiz Moro pelo ministério já esta deixando marcas importantes. A mais emblemática fala ate aqui foi sobre o futuro colega Onyx Lorenzoni, que confessou ter recebido caixa dois da JBS. O ministro interrogado foi enfático “ele já pediu desculpas, bola pra frente, esta perdoado”.  O mais duro Juiz da republica se contentou com um pedido de desculpas do colega. Será que a grande massa e a grande mídia estão frente ao um “roque santeiro”. O problema é que agora descobriu-se outra doação. Será que vem mais desculpas e perdão por ai???

Reforma

Conforme anunciado nesta coluna, o Prefeito Marcelo Iunes inicia um ciclo de reformas e ajustes em sua administração, visando o inicio da segunda metade de seu mandato. Para isso esta fazendo a readequação da maquina exonerando servidores ocupantes de cargo em comissão. Também teve mudanças no segundo escalão com a saída do Ex-prefeito de Ladário Jose Antônio Assad e Faria da Direção da Agencia Municipal Portuária sendo substituído interinamente por um servidor inexpressivo até a escolha do novo Diretor. Outras mudanças podem acontecer, ventilasse que haverá mudanças na Agetrat, Procon, Meio Ambiente. Aguardemos…

Eco Pantanal Extremo

Teve início a quinta edição do Eco Pantanal Extremo. Desta vez com a parceria do Governo do Estado. Outro diferencial desta edição é a participação da população, coisa que não ocorreu nos anteriores. O evento que coloca Corumbá na rota dos esportes de aventura combinado ao cenário deslumbrante de nossa cidade. O evento também agita a economia local, com a presença de atletas e turistas neste período. Toda esta mega estrutura está sob a coordenação do prof. Silvino Rodrigues, Presidente da FUNEC. Nota 10!

Por Da Redação