Analisando…

27 de julho de 2018

Lula

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Popoli entre os dias 18 a 20 de julho, em 121 municípios traz a liderança ampliada do ex-presidente Lula. Ele subiu de 39% para 41% das intenções de voto e hoje venceria no primeiro turno as eleições presidenciais.  O segundo colocado, Jair Bolsonaro se mantem com 12%. Ciro Gomes subiu de 4 para 5%. Marina Silva caiu de 6 para 4%. Inacreditável a força politica do Lula, após 4 anos de pancadaria global e do Moro e após quase 3 meses de prisão.

Segundo Turno

Lula vence em todos os cenários de segundo turno.  Todos os seus adversários tiveram quedas na intenção de votos se comparados à pesquisa anterior. Apenas Lula teve crescimento. Pelo visto a novela do Habeas Corpus só fez bem ao ex-presidente. Agora resta saber se o TSE terá força para impedir a candidatura do ex-presidente com este índice de intenção de votos e com o seu processo não tendo sido transitado em julgado.

Tucanos

O pré-candidato a presidência, o tucano Geraldo Alckmin conseguiu arrebanhar os partidos do chamado Centrão (PR, SD, PRB, PP) para sua chapa. Isso lhe garantiu mais 3 minutos de radio e televisão. Outro partido que já fechou com os tucanos é o DEM. E já até indicaram um possível nome para vice-presidência, o ex-ministro da educação Mendonça Filho.

André

O mundo político no MS ainda aguarda um desfecho para a prisão temporária do ex-governador André Puccinelli. Pré-candidato ao governo do Estado, André promete não voltar atrás da disputa e manteve a convenção do MDB para o próximo dia 04/08.

Mudanças

Como anunciado em primeira mão por esta coluna na semana passada, reviravolta na disputa por cadeiras rumo à Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional.  A pré-candidata Beatriz Cavassa (PSDB) disputará uma cadeira de deputado federal pelos tucanos. Já na esfera estadual, entra na disputa o presidente do legislativo corumbaense, Evander Vendramini (PP). Ambos com apoio do prefeito Marcelo Iunes.

Demais Mudanças

O ex-prefeito Éder Brambila talvez não consiga disputar uma vaga em Brasília. Corre pelos corredores que o mesmo terá dificuldades no registro de sua candidatura.

Outros Candidatos

Ainda serão candidatos a deputado estadual em Corumbá, os vereadores Tadeu Vieira e Chicão Viana, Paulo Duarte (MDB), Prof. Jairton (PT), Jonhy Midon (PMN) e Júlio Trajano (PROS).

 

O candidato Chorão

Certo pré-candidato a deputado estadual anda chorando nas redes sociais através de seus asseclas que só ele tem chances reais de ser eleito. Que todos que vão disputar só estão entrando pra atrapalhar esta “benção”. Parece o discurso de quem já sabe o resultado das urnas!  Oras, a memória curta é um problema mesmo. Nas eleições de 2014, quando este ilustre estava à frente do processo eleitoral, Corumbá teve 14 candidatos a deputado estadual, o recorde de sua longa historia politica. Logo ninguém foi eleito devido à pulverização dos votos. Nesta eleição serão apenas 7 candidatos. Então o mesmo tem mais uma chance de provar que tem muito votos. Contra candidatos competitivos, o mesmo terá a mesma performance de outrora???

Pérola do Pantanal

Em Ladário, a escola municipal Eduardo Malhado foi fechada para reforma no inicio do ano pois apresentava ser um risco aos alunos e professores. Os alunos foram remanejados para outros locais para que a reforma pudesse começar imediatamente. O que chama a atenção é que há mais de dois meses a secretaria municipal de educação esta funcionando na escola Eduardo Malhado. Afinal a escola estava ou não caindo pelas tabelas ?  E se ainda não houve reforma com que segurança estas pessoas estão trabalhando lá? Coisas que só acontecem na PÉROLA DO PANTANAL!!!

Por Da Redação