Analisando…

11 de abril de 2023
(Foto: Divulgação)

Embate

A disputa acida travada no União Brasil ou seria “desunião”, mostrou que as coisas nem sempre parece o que são. Todos os sorrisos, abraços, elogios a afagos da recente campanha eleitoral deram lugar a foices, flechas e marretas na disputa pelo comando de um dos maiores partidos do país aqui em sua direção regional. De um lado a encastelada Senadora Soraya Thronicke e do outra a ex Deputada Federal Rose Modesto. Essa briga pelo comando no estado talvez explique o resultado final da eleição no primeiro turno de 2022, quando Rose aparecia em quase todos os cenários disputando o segundo turno e acabou na quarta colocação. Pelo visto foi vitima de fogo amigo!

(Foto: Divulgação)

Xadrez

O processo eleitoral em Corumbá esta a cada dia mais embaralhado e com certeza não terá um desfecho rápido e pacifico esta discussão. A cada nova semana uma nova onda toma conta do cenário levando a biruta do aeroporto para um lado e para outro. Já se fala em um candidato forte da federação PT, PV e PC do B, que pode ainda contar com o PDT na cabeça de chapa com o mais jovem entre os postulantes. Já pelas bandas do ninho tucano (PSDB) tem mais candidato que eleitor. O partido parece que não aprendeu nada com o fiasco da previa nacional e quer repetir o feito por estas bandas. No MDB as duas alas majoritárias do partido tem pré candidato e não parece haver espaço para dialogo e construção. Resta saber a posição do PP e do PL, se serão protagonistas ou puxadinho dos tucanos.

(Foto: Divulgação)

Renovação

Fazendo a observação do cenário atual, da mobilização dos atores políticos e a onda de juventude avançando sobre o eleitorado mais velho, o processo de renovação na Câmara Municipal deve sofrer um de seus maiores percentuais de renovação. Alguns mandatários com muitos mandatos devem ficar pelo caminho, outros com apenas uma passagem meteórica, não devem ser reconduzidos e os que estão fora que já bateram na trave outras vezes desta vez prometem chegar chegando. Há também os que estão correndo quietos em busca de uma das cadeiras no legislativo. Há também a discussão sobre o numero de cadeiras, já que pela nova distribuição de representantes do povo deve passar a 17 cadeiras, duas a mais que as 15 atuais, com o mesmo orçamento. Festa para uns, insônia para outros. A conferir!

Por Da Redação