Analisando…

16 de janeiro de 2023

Desantenado

As primeiras crises do Governo Lula, a reação à desordem na esplanada praticada por terroristas, o bate cabeça da equipe econômica, frases mal colocadas ou infelizes de Ministros estão expondo um problema antigo do PT e de sua Jurássica estrutura de política e governança: o abismo entre eles e as novas formas de comunicação. O PT esta perdido na comunicação com as redes sociais. Seus lideres, incluindo Lula, estão na era analógica e não sabem e não fazem questão de aprender a comunicação digital. E pior, sabotam os que podem colaborar como Manoela D’Avila, André Janones e Felipe Neto. As primeiras guerras de narrativas nas redes o Governo Lula levou muitas invertidas e que não esta sabendo como lidar. Deveria já estar preparado para este movimento, mas não dá sinais que esteja pronto para mudanças.

Anti Político

A formação da equipe de Governo de Eduardo Riedel de fenestrou a classe política e burocratizou a gestão. A formação de equipe com quadros tecnocratas nos segundo e terceiro escalão demonstram a vontade do mandatário de fazer uma gestão de mesas, cadeiras e ar condicionado. Alguns candidatos quando eleitos resolvem dar as costas as equipes que o ajudaram a chegar ao poder e enterram as mesmas até o próximo pleito, quando são novamente retiradas do sarcófago. A velha pratica se repete nas diversas esferas de poder e são consideradas o início de um processo de desgaste ao qual o Governo deve entrar com a lua de mel com a população cada dia mais curta.

América do Sul

Festival América do Sul foi criado no Governo de Zeca do PT no ano de 2004 visando a interação dos povos latino americanos, em uma troca de experiências da arte, musica, culinária, jeitos e manias de um povo irmão. Ganhou corpo, força, e foi mantido nos Governos de André Pucinelli. No Governo de Reinaldo Azambuja o festival passou a ter um formato de quermesse de Igreja, acanhado, pouco prestigiado e com a diminuição dos dias de realização da festa popular. Agora, no Governo de Eduardo Riedel (PSDB), o novo “secretário” de Cultura, Max Freitas, quem mal começou a trabalhar já pensa em acabar com o nome do Festival, criando outra “coisa” no lugar. Mais uma daquelas idéias mirabolantes de pessoas acima da média, que tem soluções fáceis para problemas difíceis. O Festival já solidificou seu nome, ganhou corpo e força. Precisa sim de uma roupagem, uma nova configuração, um novo jeito de se expressar levando em conta as novas tecnologias. Agora achar que vai resolver os problemas apenas trocando o nome do Festival mostra o quanto o Estado de MS está perdido na política pública cultural.

Carnaval

O Carnaval esta chegando na região pantaneira, maior manifestação cultural e popular que as cidades possuem e com elas chegam as primeiras investidas dos pré-candidatos a Prefeito nas eleições de 2024. Tem de tudo um pouco, camisetas patrocinadas, samba enredo de Escola, apoio cultural a blocos, patrocínio de alas e alegorias.

Os grupos políticos já estão na concentração e selecionados, visando manter a harmonia, a cadência do samba, não permitir buracos na avenida e levar nota 10 nos quesitos mais importantes.

A agremiação do atual Prefeito Marcelo Iunes que tem Luiz Antônio da Silva (pardal) como pré-candidato conta ainda na comissão de frente puxando o samba do candidato o Vice Prefeito Dirceu Miguéis e os Vereadores Elinho Jr, Alexandre Vasconcelos, Manoel Rodrigues, Bira, Alex Dellas, Gaucho da Pro Art, Samyr Qualhada, Youssef Salla, Daniel Brambilla e Roberto Façanha.

A segunda escola em Corumbá já está na concentração e tem na comissão de frente nada menos que os Deputados Estaduais, Paulo Duarte e Evander Vendraminni, Ex Deputada Federal Bia Cavassa Vereadores Chicão Viana, Luciano Costa e Raquel Brink, ex Vereador Dr. Gabriel e o ex Secretario de Saúde Dr. Rogerio Leite,

Existe ainda o Bloco Oficial dos patriotas formado por Joseane Garcia e Elano Almeida. Tem também os blocos independentes com Dr. Azziz Iunes no destaque principal e Bruno Miguéis de segundo casal de mestre sala. Certamente será um carnaval bem animado na região pantaneira.

Por Da Redação

Sair da versão mobile