Analisando…

10 de setembro de 2022

Primeiro Tempo

Estamos nos aproximando do fim do primeiro tempo da eleição. No próximo dia quinze, gira a chave para o segundo tempo e ate aqui todas as pesquisas de opinião confirmam a realização de uma prorrogação, ou seja, um segundo turno na corrida presidencial. O bom crescimento dos candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet não será suficiente para fazer sombra aos principais concorrentes. O fato é que no segundo turno aonde as forças precisam se reagrupar, até aqui tanto Bolsonaro quanto Lula estão mais afastando possíveis aliados que atraindo com discursos confusos e carregados de ideologia fabricada. Somente o tempo dirá quem conseguirá corrigir o rumo de seus caminhos.

Embolado

Mato Grosso do Sul vive a sua disputa mais acirrada desde sua criação. Não só pelo numero de candidatos, sete, mas pelo potencial de cada um deles. Os números hoje trazem vários cenários e muitas possibilidades. O que já está certo é que haverá segundo turno. E simplesmente não é possível cravar quem serão os adversários na segunda metade da disputa. Pelo menos 5 candidatos buscam um lugar ao sol e tudo pode acontecer. No ultimo debate promovido por uma radio da capital, a disputa foi morna, quase fria. Talvez estejam guardando munição para a reta final. Agora o ponteiro é um adversário implacável.

Morna

Até aqui a campanha de rua na cidade de Corumbá está morna. Os candidatos parecem que fazem campanha pelo telefone. Com raríssimas exceções, não vemos movimentação de rua, caminhadas, comícios, enfim a festa da democracia que acostumamos a ver. Talvez pela legislação eleitoral que proíbe praticamente tudo, talvez por que o eleitor não se apaixonou como em outros tempos. O certo é que a eleição é a festa da democracia e que devemos participar ativamente deste processo como atores principais deste filme. A não participação ou negação a política já pariu efeitos ruins e que não devem ser repetidos.

Por Da Redação