A Escola Municipal Clio Proença fez nesta terça-feira, 27 de agosto, a primeira colheita da Horta Escolar concomitante com a I Horta Literária. A Iniciativa faz parte do projeto “Educação, Comunicação e Horta Escolar – EDU. COMHORTA: Tecnologia e Sustentabilidade através da Horta Escolar, que envolve os alunos dos 6os anos A e B, 7º Ano A e 8º ano B.
O projeto foi elaborado com a participação dos professores de área: Elisangela Vilalva, Luciene Batista, Luiz Minzão, Rodneya Auxiliadora e do Professor de Apoio ao uso das Tecnologia, Comunicação e Informação – PROATIC Rogério de Moura Xavier. Sendo dividido em outros subprojetos que farão parte de todo o processo, sendo elencados como segue:
Projeto Canteiros do Saber: Desenvolvidos pelos alunos do 8º ano B sobre a tutela das Professoras de Língua Portuguesa (Luciene Batista) e Matemática (Elizangela Vilalva), nesse subprojeto serão trabalhados conceitos de volume, área, medidas, geometria, elaboração de Diário de Bordo, resenhas, produção textual entre outras atividades.
Projeto horta sustentável com irrigação automatizada: pretende-se trabalhar os conceitos de programação com Arduino e a implantação do sistema de irrigação, sendo ainda responsável pela elaboração e acompanhamento da Composteira e Minhocario onde os alunos do 7º ano A, trabalharão com as noções de ciência e biologia, sob a responsabilidade do professor Luiz Minzão.
Projeto Mão na Massa: Horta suspensa e Viveiros com materiais Recicláveis: de Responsabilidade dos alunos dos 6os anos A e B e da Professora Rodneya Auxiliadora, será desenvolvido atividade inerentes a língua Portuguesa bem como a elaboração e manutenção da horta de PET e de viveiro de mudas com materiais reciclável. Em todos os projetos são trabalhados os conceitos de sustentabilidade e Bioeconomia.
O objetivo do Projeto é proporcionar aprendizagem ao aluno sobre educação ambiental e sustentabilidade através do plantio e manutenção de horta escolar e desenvolvimento de um sistema de irrigação com base nos conceitos de programação e robótica básica, utilizando o Arduino.
A I Horta Literária que acontece nesta data, faz parte do Projeto Edu.ComHorta: “Canteiros do Saber” traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola Municipal “Clio Proença”, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e Alimentação Saudável e para aplicação da Interdisciplinaridade.
A horta escolar ensina os alunos sobre sustentabilidade, agroecologia e cidadania. Aborda também, uma série de habilidades que são exploradas em sala de aula, nas aulas de Língua portuguesa e Matemática.
São 4 canteiros que produzem alimentos como alface, cebolinha e salsinha, monitorados pelos alunos que têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma horta, podendo replicá-lo em seus lares.
Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar na merenda escolar, e ainda, estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.
O Projeto Edu.ComHorta: “Canteiros do Saber”, tem como orientadores o Professor Rogerio de Moura Xavier ((PROATIC)), as professoras Luciene Batista (Língua Portuguesa) e Elizangela Vilalva (Matemática), contando com o apoia Direção e Coordenação Colegiada, Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá – NTEC, e do Sr. João Mario e equipe.