O deputado estadual Evander Vendramini (PP) solicitou à Secretaria de Estado de Saúde informações sobre controle de casos de esporotricose humana em Mato Grosso do Sul e se estão sendo registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O requerimento foi lido na sessão plenária desta quinta-feira, 27, da Assembleia Legislativa.

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo através de uma ferida na pele. A infecção pode afetar tanto humanos quanto animais e ocorre, principalmente, pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira, contato com vegetais em decomposição, arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

“Também gostaria de saber se a Secretaria de Saúde tem alguma campanha com a intenção de orientar os cidadãos e principalmente os médicos veterinários, técnicos e estudantes de veterinária, assim como as demais especialidades médicas como, por exemplo, dermatologia, oftalmologia, sobre sua conscientização”, afirmou o Parlamentar.

Conforme Evander, existe uma portaria, de número 204/2016, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos da saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. “Houve um aumento nos casos de esporotricose nos últimos anos e, para tratar a doença e desencadear medidas de controle, é imprescindível que façamos atualização da relação de casos para podermos nos adequar à necessidade de saúde de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Por corumbaonline