Na sessão plenária desta terça-feira, 18, o deputado estadual Evander Vendramini (PP) apresentou requerimento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), solicitando prorrogação do prazo de cadastramento dos pecuaristas da região pantaneira no Programa de Atualização do Cadastro da Agropecuária e do Estoque de Animais Bovinos e Bubalinos (Proacap).

“O prazo para o cadastramento é muito exíguo: vence em 30 de junho, e estou pedindo para prorrogá-lo até o dia 30 de julho porque, além de vacinar os rebanhos contra a aftosa, os pecuaristas precisam atualizar a quantidade de animais em suas propriedades, o que dificulta o cumprimento desse prazo”, explicou.

De acordo com o deputado, a região pantaneira possui especificidades que se diferem das outras regiões, em função do remanejamento dos rebanhos durante os períodos de cheia do Rio Paraguai. “Esse processo demanda tempo e, até que os pecuaristas consigam finalizá-lo, não há tempo hábil para efetivarem o cadastro e se adequarem aos requisitos estabelecidos. A dilação do prazo em 30 dias não trará riscos aos consumidores internos e muito menos ao mercado mundial”, avaliou Evander.

Por corumbaonline