Faltando 19 dias para a chegada oficial do Inverno – em 21 de junho, o Governo do Estado já entregou cobertores a 54 municípios sul-mato-grossenses. A previsão é que até o dia 10 de junho todos os 79 sejam contemplados. A frente fria dos últimos dias indicou que o inverno deverá ser rigoroso, confirmando a estratégia da administração estadual em antecipar a distribuição dos donativos para atender às famílias carentes.
A entrega dos cobertores está sendo feita às prefeituras, que vão dividir entre a população carente dos seus municípios. Neste ano, a arrecadação foi de 100 mil peças – sendo 90 mil cobertores e 10 mil agasalhos.
A densidade populacional, características de população indígena e maior número de famílias em situação de vulnerabilidade são alguns dos critérios considerados como prioridade nos municípios.
O trabalho de entrega é feito em parceria pelas Secretarias de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e de Administração (SAD). Esta última foi que deu início à campanha ‘Aqueça uma Vida’ em 2015, motivando os servidores estaduais a promover a solidariedade.
A iniciativa foi tão bem aceita que, no ano seguinte, se estendeu às escolas estaduais e, em 2017, envolveu toda a sociedade. Neste ano, a participação da população e de entidades parceiras, como a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e Águas de Guariroba, permitiu alcançar todos os municípios do Estado.
Na quarta-feira (31.5), durante a solenidade de início da entrega dos cobertores e agasalhos, o governador Reinaldo Azambuja fez agradecimento especial a todos os que participaram da campanha. “É um gesto de solidariedade que representa muito para quem não tem como se esquentar em dias de frio”, afirmou.
“Estamos muito felizes, porque a gente vê que essa campanha só cresce com os anos. E quero dar os parabéns a todos e agradecer o empenho dos parceiros, dos servidores, de todas as pessoas envolvidas”, declarou a primeira-dama Fátima Azambuja, em evento realizado durante a campanha. Na ocasião, somente com o chá organizado pela primeira-dama foram arrecadadas duas mil peças.
Titular da SAD, o secretário Carlos Alberto de Assis também comemorou o alcance da iniciativa. Ele apontou também que entregas vêm sendo feitas pelo Governo do Estado mesmo em momentos de crise. “Elas vão de cobertores a pontes, passando por hospitais e melhorias na infraestrutura”, completou.