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Antecipar-se às tendências do mercado é uma necessidade nos tempos atuais. Não somente, mas também, ter capacidade de mensurar a expectativa dos diversos agentes em relação ao atual momento e ao que ele espera no curto prazo. Para tanto, existem técnicas para encontrar, de forma objetiva e subjetiva, o sentimento de determinado setor da sociedade como, por exemplo, as sondagens do consumidor e dos empresários.

 

As sondagens de tendência são levantamentos estatísticos que geram informações usadas no monitoramento da situação corrente e na antecipação de eventos futuros da economia. Por produzirem sinalizações de tendência econômica com muita rapidez, geralmente no próprio mês da coleta de dados, são amplamente utilizadas mundialmente como indicadores antecedentes de atividade econômica, ferramentas indispensáveis a empresários, governos e entidades de classe na análise de conjuntura e tomada de decisões.

 

Os empresários precisam estar sempre atentos a diferentes tecnologias, variações do mercado e principalmente usar da criatividade. Já para o poder público é de grande importância conhecer qual é o sentimento dos empresários locais sobre os aspectos legais dos setores da indústria e construção civil, serviços e comércio, no que pode ser aprimorado e como estes empresários estão investindo para melhorar o seu desempenho comercial.

 

Esta técnica torna-se ainda um meio para o poder público conhecer a opinião dos empresários locais e, tão logo, possam ser delineadas as principais ações que deverão ser realizadas para promover o desenvolvimento dos setores supracitados. Em Corumbá, conforme dados da RAIS – 2015 – existem 1.833 empresas ativas, sendo as micro e pequenas empresas representando aproximadamente 97% destas.

 

A partir disso, a Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Produção Rural, desenvolve a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Corumbaense, cuja proposta é a de realizar a sondagem dos setores industrial e construção civil, de serviços e comercial em Corumbá.

 

“Essa sondagem comercial contribuirá para reforçar a leitura do ambiente destes setores econômicos de Corumbá. Através da pesquisa procuramos obter, pela ótica dos empresários, as percepções sobre o ramo de atividade, sendo uma ferramenta informativa, de direção com vistas a garantir maior eficácia das ações e sinergia dos setores. Vamos entrevistar 400 empresários por toda a cidade, desde o pequeno até o grande e, com isso, queremos conhecer um pouco da expectativa vivida pelo empresário sistematicamente”, afirmou Renato Lima, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural.

Por corumbaonline