O prefeito Marcelo Iunes sancionou ontem, terça-feira, 17 de dezembro, a Lei nº 2.714, que prevê a celebração de convênio e termos de cooperação visando à instalação de pontos de acesso à internet nos telefones de uso público, conhecido como orelhões.

A proposta partiu do Poder Legislativo no sentido de autorizar a Prefeitura a formalizar convênios com a empresa concessionária dos serviços de telefonia, que passaria a ofertar pontos de acesso de internet wi-fi nos telefones público, de forma gratuita. A lei deverá ser regulamentada em até 90 dias.

O autor do projeto, presidente do Poder Legislativo Roberto Façanha, enalteceu a decisão do prefeito, acentuando que a instalação de pontos de internet wi-fi nos telefones públicos, está crescendo bastante no País, e em Corumbá, por ser uma cidade turística, o serviço será benéfico.

A lei prevê que os equipamentos a serem utilizados na adaptação deverão dispor de capacidade para estabelecer quantidade simultânea e conexões de acesso à internet compatível com a demanda de dados no local, e que o acesso será livre e aberto, proibindo-se a cobrança de qualquer taxa, preço ou tarifa, por equipamento único conectado à rede.

“É uma forma de permitirmos melhor utilização dos orelhões, além de beneficiar a população corumbaense, bem como os turistas que visitam a cidade”, enfatizou o vereador, lembrando que os orelhões estão concentrados mais em frentes de órgãos públicos, de hospitais e outros estabelecimentos de saúde, principalmente, e que a disponibilização de pontos de internet nesses locais, seria de grande valia para todos.

Por corumbaonline