A Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar registrou 12 ocorrências nas últimas 24 horas. Destaque foi atendimento a uma mulher que teve queimadura térmica após ser atingida por água fervente. As viaturas de resgate foram acionadas por volta de 19h30 e se deslocaram até a rua Simon Bolivar no bairro Cristo Redentor. A mulher de 33 anos esquentava água no fogão quando acabou esbarrando na panela e o liquido fervente caiu sobre suas as pernas. Ao receber os primeiros socorros ela estava consciente e apresentava queimadura de 2º grau nas pernas, abaixo do joelho. Os familiares da vítima já haviam passado óleo de cozinha o que agravou o ferimento. Após o atendimento emergencial a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro municipal.
Bombeiros: dicas sobre o que fazer em caso de queimadura térmica?
A primeira atitude a ser tomada é colocar a queimadura embaixo de água corrente em temperatura ambiente. Isso resfriará a região e interromperá o processo de queimadura. Atenção! Nunca aplique gelo na queimadura. Isso pode piorar o ferimento.
Após resfriar a área afetada, avalie o grau da queimadura. Queimaduras térmicas de 2º e 3º graus necessitam de atendimento médico e, portanto, deve-se procurar o pronto atendimento. Nesses casos, a avaliação do profissional de saúde é imprescindível para indicação do tratamento correto.
Nunca passe produtos caseiros (como margarina, café, pasta de dentes, óleo de cozinha ) em queimaduras. A utilização desses produtos dificulta a avaliação do profissional de saúde e, além disso, pode contaminar a ferida.