O vereador João Mário está sugerindo a utilização da rede de transmissão de energia da Celeo Redes Brasil S/A, para, por meio do cabo OPGW, atender a região pantaneira com uma internet mais segura e estável, ficando livre dos recentes apagões que estão causando sensíveis prejuízos a Corumbá e Ladário.

O assunto foi destacado pelo vereador durante sessão do Poder Legislativo, quando solicitou envio de expediente ao diretor da Associação dos Provedores de Internet do Estado de Mato Grosso do Sul (APIMS), Dário Jagher Burda Junior, para que verifique junto à Celeo Redes, sobre a possibilidade da utilização da rede de transmissão de energia.

O pedido foi direcionado à APIMS com cópias aos prefeitos Marcelo Iunes (Corumbá) e Iranil de Lima Soares (Ladário), bem como à deputada federal Bia Cavassa e ao deputado estadual Evander Vendramini.

“A possibilidade de utilização da rede de transmissão através do cabo OPGW é a única alternativa de acesso imediato, seguro e estável, capaz de atender as necessidades de Corumbá e Ladário, proporcionando uma segunda infraestrutura de link para o fornecimento de acesso à internet, eliminando os problemas que continuam ocorrendo na região”, comentou.

João Mário destacou que a Celeo Redes Brasil S/A atua no desenvolvimento, construção e exploração de sistemas de energia em todo o território nacional. Além disso, o cabo OPGW é altamente seguro e percorre as linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, o que garante uma internet de qualidade, já que possui função de proteção contra descargas atmosféricas e a de transmissão de dados de voz.

“O cabo já existe. Passa na parte mais alta das torres de transmissão de energia em nossa região e que atende somente a Energisa. Hoje, a nossa região fica na dependência de somente uma empresa que é responsável pela estrutura de cabeamento de fibra ótica, a OI”, lembrou, destacando que vai “buscar junto ao próprio Ministério das Comunicações, a viabilização desse sistema”.

“Existem peculiaridades técnicas que envolvem a infraestrutura onde se localiza o cabo OPGW, porém, os interessados em prestar o serviço devem estar dispostos a enfrentar os desafios necessários para fomentar essa parceria e viabilizar um sistema seguro, anulando completamente a possibilidade de um novo apagão digital”, continuou, citando que “a APIMS tem condições de buscar a solução para essa situação, pois o provimento de acesso à internet na atualidade, é um serviço essencial básico para a sociedade”.

Recuperação de pavimento

Por outro lado, João Mário está solicitando ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, o envio à Casa de Leis, para conhecimento dos vereadores e da própria população, o plano municipal de recuperação de pavimento por parte da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.

Segundo o vereador, isso se faz necessário para que “possamos dar uma resposta à população que tanto tem reclamado dos buracos abertos no asfalto, para correção de vazamentos”, e que “quando questionamos a Sanesul, ela diz que só é responsável por executar obras de saneamento e não de pavimentação, que é serviço da prefeitura”.

Por corumbaonline