Um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça e a concessionária de energia de MS, na última sexta-feira (6), resultará em melhoria da eficiência energética do Fórum da comarca de Corumbá e a assinatura do termo marcou a entrega do Projeto de Eficiência Energética.
Houve a substituição de parte do conjunto de iluminação interna e externa existente por modelos em LED, de melhor eficiência energética, e substituição da maior parte dos equipamentos condicionadores de ar do prédio do Fórum por modelos com tecnologia inverter, mais eficientes. Assim, a previsão é de uma economia na ordem de 18% no consumo.
Importante lembrar que a melhoria integra o programa de eficiência energética da concessionária, com destinação de recursos para implantação do projeto visando promover melhorias no sistema elétrico de algumas unidades consumidoras.
Durante a assinatura do termo que efetivou a parceria, o Des. Paschoal Carmello Leandro, presidente do TJMS, apontou que a modernidade chega a Corumbá na estrutura funcional e lembrou que esta é a primeira parceria do judiciário com a empresa de energia.
“A inclusão do Poder Judiciário neste programa destaca a importância da participação da concessionária no desenvolvimento da sociedade e do Estado de Mato Grosso do Sul. Fica nosso agradecimento à empresa pelo investimento realizado na comarca de Corumbá”, disse ele.
O diretor-presidente da empresa de energia, Marcelo Vinhaes Monteiro, explicou que a empresa, nos últimos quatro anos e meio, já investiu nesse projeto R$ 52 milhões em instituições públicas, entidades filantrópicas, creches, asilos. “Focamos a utilização dos recursos resultantes do projeto de eficiência energética em instituições que realmente precisam e é uma proposta que traz um benefício muito grande para todos”, garantiu.
Prestigiaram a assinatura do termo de cooperação, além das autoridades citadas, Marcelo Iunes, prefeito de Corumbá; Des. Ruy Celso Barbosa Florence, Coordenador de Mediação do Nupemec; os juízes Daniel Scaramella Moreira, Deyvis Ecco e Maurício Cleber Miglioranzi Santos; o juiz Eduardo Siravegna, presidente da Amamsul; Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani; delegado da PF Cleo Mazzotti, chefe da Superintendência Regional da PF em MS, além de vereadores, deputados estaduais, advogados, representantes de instituições, autoridades locais (Com Secretaria de Comunicação TJMS).

Por corumbaonline