O vereador Chicão Vianna está sugerindo à Prefeitura, a implantação de faixas de pedestres com pinturas tridimensionais (3D) como forma de chamar a atenção dos motoristas e garantir maior segurança aos pedestres.

O pedido foi feito por meio de requerimento endereçado ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre Vasconcellos. No documento, Chicão pediu informações junto ao órgão, sobre a possibilidade de executar esse tipo de serviço que trouxe bons resultados na Índia, na China e na Islândia, e já está sendo aplicado em cidades brasileiras.

O vereador sugeriu ainda a realização de um projeto piloto visando esse tipo de pintura de faixas de pedestres, em frente às escolas o Município. “Trata-se de um modelo de pintura de faixa que pode aumentar a segurança dos pedestres, pois inibe os motoristas de passarem pelas faixas em alta velocidade, garantindo maior segurança aos pedestres”, informou.

Chicão observou que, a partir dos resultados alcançados na Índia, China e Islândia, cidades brasileiras passaram a adotar faixas de pedestres em 3D, um design que dá a sensação dos pedestres e andar no ar, mas que, principalmente, chama a atenção dos motoristas “eu diminuirão a velocidade ao detectar as faixa que dá a impressão de estar suspensa”.

O design não apenas dá aos passageiros a sensação de andar no ar, mas também chama a atenção dos motoristas, que certamente diminuirão a velocidade quando detectarem as faixas aparentemente flutuantes.

A Islândia, a partir da adoção dessa ideia, os atropelamentos caíram 25% nas ruas que contam com esse tipo de pintura. O vereador acredita que isso será importante também para Corumbá reduzir a incidência de acidentes. No Brasil, a primeira cidade a adotar as faixas de pedestres 3D, foi Primavera do Leste, no Mato Grosso, e pintadas por grafiteiros.

Por corumbaonline