A instituição do Dia Municipal do Rio Paraguai foi proposta na Câmara pelo vereador Manoel Rodrigues, por meio de um Projeto de Lei apresentado durante sessão ordinária na semana passada, com inclusão no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Corumbá.

A ideia do vereador é que a data se torne uma referência pela preservação do ecossistema, com a consequente valorização do rio e da cultura pantaneira.

“O Paraguai é o principal rio do nosso Pantanal. Além de ser um enorme atrativo turístico, tanto para a pesca esportiva como para passeios ecológicos, é utilizado também para navegação com transporte de cargas e pessoas. Por ele escoa boa parte da produção da região, como minério, milho, soja, entre outros”, lembra o vereador.

“É responsável também pelo escoamento de parte das exportações e importações da Bolívia que utiliza o sistema Paraguai-Paraná para chegar ao Atlântico. Aliado a tudo isso, é responsável também pela grande diversidade de aves e pássaros desde a sua nascente até a foz, e precisa ser constantemente preservado”, continuou.

A proposta, conforme Manoel, foi feita justamente para reforçar a necessidade de se preservar essa fonte de riqueza, evitando desastres ambientais como o ocorrido com o Rio Taquari.

Por corumbaonline