A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Luciano Costa, que cria Biblioteca Virtual em Corumbá que, se sancionada pelo Poder Executivo, vai beneficiar principalmente as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

A proposta foi aprovada por unanimidade e está sendo encaminhada para apreciação do prefeito Marcelo Iunes. Luciano disse que, por meio desse projeto, será possível criar um banco de dados online com livros didáticos e paradidáticos para consultas.

“Trata-se de uma ferramenta importante que, no mundo virtual em que vivemos hoje, vai contribuir para fazer com que a criança e adolescente ganhe gosto pela leitura, diferente dos dias atuais em que elas ficam mais envolvidas em outras atividades proporcionadas pela própria internet. É um projeto pequeno, mas de grande envergadura”, celebrou.

O vereador observou que as bibliotecas virtuais estão ganhando espaços e muitas cidades brasileiras já implantaram o sistema. “O nosso pensamento é fazer o mesmo aqui em Corumbá, para incentivar e promover o gosto pela leitura, além de disponibilizar uma ferramenta importante para pesquisas, principalmente para os estudantes”, comentou.

O Projeto, conforme Luciano, será uma grande aliada da educação, além de importante canal para que todos tenham acesso à informação de forma mais rápida e simples. Pela proposta, a Biblioteca Virtual será disponibilizada à comunidade de uma forma geral, funcionando durante horário que possibilite ao estudante e à população, realizar consultas online conforme critérios e normas de utilização que serão estabelecidas pelo Poder Executivo Municipal.

Segurança na estrada

Ainda durante sessão dessa semana, o vereador Luciano apresentou dois requerimentos em regime de urgência, visando garantir maior segurança na BR 262. O primeiro visa a realização de estudos de viabilidade para a implantação de uma rotatória, com toda estrutura adequada, na região do Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros. Acontece que uma grande empresa está se instalando no local, o que aumentará o fluxo de veículos pesados, havendo assim, necessidade de equipamentos que garantam a segurança, evitando acidentes no trecho.

O outro pedido se refere à instalação de placas indicativas de velocidade máxima permitida ao longa da ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho, para manter os motoristas em alerta. As duas solicitações foram direcionadas ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Em outra solicitação, também por maior segurança no trânsito, Luciano está sugerindo a recuperação de toda a sinalização horizontal e vertical, inclusive dos redutores de velocidade, do portal de entrada à cidade até a Rua Albuquerque.

Ainda ao diretor da Agetrat, Alexandre Vasconcellos, o vereador sugeriu realização de estudos visando implantar estacionamento em diagonal na Rua Firmo de Matos, entre as ruas Dom Aquino e Delamare.

Por corumbaonline