Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei de autoria do vereador Yussef Salla, que prevê análises semestrais da qualidade da água consumida por crianças da Rede Municipal de Ensino (Reme), bem como nas unidades de saúde.

A proposta foi apresentada durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense e exige do Poder Executivo a realização semestral de procedimentos de inspeção sanitária e coleta de amostras das águas de reservatórios das escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde do Município.

Prevê também que o resultado da análise das amostras deverá ser publicado e adotadas as providências necessárias caso seja constatado que a água não esteja de acordo com o que determina a Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Caminhão pipa

Por outro lado, Yussef Salla está buscando apoio dos deputados estaduais Evander Vendramini e Jamilson Name, solicitando dos mesmos uma emenda parlamentar para aquisição de um caminhão pipa para atender os assentados.

O vereador explicou que a situação nos assentamentos de Corumbá tem se agravado bastante durante a seca, e que a falta de água está causando inclusive mortes dos animais. Por isso mesmo ele está reivindicando um veículo que possa levar água para as pequenas propriedades rurais, minimizando a situação dos agricultores.

Ao mesmo tempo, Yussef solicitou ao presidente do INCRA, João Carlos de Jesus Correa, e ao superintendente regional, Antônio de Castro Vieira, a regularização e entrega de títulos dos sítios localizados nos assentamentos de Corumbá. Para atingir seus objetivos, o vereador pediu intervenção por parte dos deputados estaduais Evander Vendramini e Jamilson Name, bem como da deputada federal Bia Cavassa.

Recapeamento

Ainda durante sessão da Câmara, Yussef Salla requereu junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, o recapeamento da Rua Albuquerque, entre as suas Totico de Medeiros e Professor Hélio Benzi, em atendimento a solicitações de moradores e motoristas que trafegam no trecho, e reclamam das condições do pavimento.

Ao mesmo tempo, pediu ao mesmo secretário, informações sobre de quem é a responsabilidade do muro do Lar de Ismael, que precisa de reparos já que está em risco de queda, podendo causar problemas a pedestres.

Por corumbaonline