Informação que chega para superar uma infinidade de dúvidas que surgem num dos momentos mais importantes da vida: o da gestação. O programa de prevenção “Casal Grávido”, já implantado em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, chegou agora à Corumbá onde foi iniciado com um encontro entre pais e mães de primeira viagem e aqueles que estão passando pela novamente pela experiência da gestação.

“Apesar de já ser pai de segunda viagem, foi muito produtiva a troca de informações. Foi uma experiência muito bacana, a gente aprendeu muito e vai ser útil com o nosso segundo filho. É um fato muito positivo, enquanto marido e parceiro, poder se colocar no lugar da outra pessoa, para gente ter muito mais paciência e parceria como casal”, avaliou o Ronan Xavier Machado que, assim como os demais papais, experimentaram, durante todo o curso, a sensação de carregar uma criança dentro de um ventre postiço.

Wallace Antunes de Pinho, que aguarda, juntamente com Amanda Julião do Espírito Santo, a primeira filha do casal, se voluntariou para passar pela simulação de parto numa experiência onde os papéis entre pai e mãe foram invertidos. “

“É uma experiência boa porque a gente sabe um pouco do que a mulher passa nesse momento da gestação e depois por saber o que fazer direitinho com o bebê já em nossos braços”, comentou o inexperiente, mas ansioso pai ao lado da esposa Amanda que também avaliou positivamente o momento. “Eu acredito que isso fortalece mais nosso vínculo, encoraja também o companheiro a estar conosco todo o tempo possível, principalmente no parto”, disse a gestante que está com previsão de parto para setembro.

O contato direto com profissionais de diversas especialidades traz uma oportunidade única como a que foi proporcionada a Marielly Freitas, que está em sua primeira gestação, e aproveitou para perguntar diretamente ao médico anestesista sobre o procedimento que elimina ou alivia as dores do parto dependendo da modalidade.

“A informação é o que tira nosso medo, nossa ansiedade. Quando a gente sabe como agir, o que a gente vai fazer, o que vai ser, já prepara a gente para poder viver o momento plenamente em ter preocupação. Achei sensacional porque várias informações que recebi hoje são válidas para o que estou vivendo. A explicação de como funciona o vivenciamento do parto foi muito emocionante porque imaginei como vai ser na minha hora”, afirmou

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, médica obstetra, conduziu esse primeiro encontro em Corumbá, ressaltando durante aula teórica e prática, desde a programação para a gravidez até os cuidados pós-parto.

“Para gente é uma grande alegria. Precisamos ter uma rede de apoio às gestantes sonde ela pode contar com toda parte do humanismo no recebimento dessa criança e que ela já venha para família Cassems evitando internações em UTI, dores desnecessárias, é prevenção”, destacou.

Profissional convidada a participar da abertura do programa Casal Grávido, em Corumbá, a fisioterapeuta obstétrica, Lilia Velez, demonstrou algumas técnicas de fortalecimento do assoalho pélvico, região bastante exigida na hora do parto. Ela comentou sobre a relevância do programa para a cidade pantaneira.

“Hoje, a gestante tem acesso a informação e a Cassems está contribuindo com isso para que entendam esse processo, o parto da melhor maneira, trazendo uma equipe para poder explicar até o momento da amamentação, vocês estão de parabéns por esse envolvimento com a cidade de Corumbá, que tanto precisa dessas ações”, disse.

Para saber mais sobre o programa Casal Grávido, em Corumbá, os interessados podem ligar para o telefone (67) 99974-0599 ou escrever para o e-mail programasdeprevencao@cassems.com.br.

Por corumbaonline