Participando da manifestação dos agentes de segurança pública estadual, desta sexta-feira (31), os alunos já formados da Escola da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) cobram nomeação aprovados no curso.

Segundo Diego Aranda, representante da categoria, o concurso aconteceu em 2016. Houve o primeiro chamamento de 438 pessoas, efetivadas em 2018. Em outubro a nova turma de alunos iniciaram o curso preparatório, com a promessa de atuar já em janeiro deste ano, mas isso não aconteceu.

Diego Aranda lembra que são quase seis meses aguardando a efetivação. (Foto: Minamar Júnior)

“Chega ser engraçado, o sistema penitenciário um caos, profissionais habilitados para função, um presídio estadual novo e pronto, mas não há nomeação”, destaca Diego.

O mais preocupante, segundo os alunos, é que essa espera de quase seis meses gerou desemprego e há pessoas passando por necessidades. “Vamos realizar um ato, dia 10 de junho, para chamar atenção do Governo e arrecadas fundos, pois o curso pediu dedicação exclusiva e agora tem gente precisando até de alimentos”, destaca.

Manifestação

Participam da manifestação, onde a principal pauta é o reajuste salarial e valorização do profissional, agentes da Agepen, Polícia Civil, Militares e Bombeiros. Eles estão reunidos em frente ao prédio da Governadoria, no Parque dos Poderes.

Por corumbaonline