A Agência Municipal de transporte e Trânsito (Agemtrat), em parceria com o Detran MS, intensificou esta semana a campanha “Volta às Aulas”, desenvolvida em frente às escolas da rede pública de ensino. O trabalho é meramente educativo e visa conscientizar motoristas, pais, alunos e professores, a respeito das normas de trânsito e proteção da vida.
“Nós começamos essa campanha em janeiro e agora com a parceria do Governo do Estado, através do Detran, vamos intensifica-la até o final do mês”, disse Mário Damasceno França, diretor presidente da Agemtrat. Segundo ele, o trabalho não visa multar ou recolher veículos, mas criar uma consciência sobre o respeito às normas de trânsito, principalmente em frente às escolas, onde as vidas das crianças estão em risco.
“O governo vem trazendo suporte aos municípios, visando o bem estar da população. O Detran está cedendo todo o material que está sendo distribuído e estamos juntos com a Agemtrat e a Guarda Municipal, trabalhando nessa blitz”, disse Luciano Jara, gerente do Detran em Ladário. Segundo ele, todos os panfletos e material ilustrativo veio do Governo do Estado para amparar a campanha.
Os maiores problemas detectados em frente aos colégios são o desrespeito à faixa de pedestre e o estacionamento em fila dupla. Mas outras infrações também são registradas, como estacionamento em faixa amarela e excesso de velocidade. Nos casos mais graves os agentes de trânsito estão autuando e multando, para tentar alertar os motoristas de forma mais incisiva sobre a irregularidade que estão cometendo.
As blitz vão continuar sendo feitas até o final do mês, cada dia em frente a uma escola estadual ou municipal. A Agemtrat não divulgou o cronograma das fiscalizações, até porque, o importante é fazer esse trabalho da forma mais natural possível.
A partir de maio, a Agemtrat já anunciou nova ação, será o “Maio Amarelo”. “Também será uma campanha de conscientização, chamando a atenção para diminuir os números de acidentes e de mortalidade no trânsito”, afirmou França. Segundo ele, a campanha é nacional e o município vai contar com apoio do Estado e da União.