O empresário Ueze Elias Zahran, de 94 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (27), em São Paulo.

O fundador do grupo Zahran tinha 94 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1924, em Bela Vista (MS). Filho de imigrantes libaneses, dona Laila e seu Elias Zahran, era o segundo de seis irmãos. Ueze Zahran deixa a esposa, quatro filhos, dois irmãos, netos, bisnetos e sobrinhos.

O velório acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 9h no hospital Albert Einstein em São Paulo. O corpo será cremado no início da tarde.

O empresário Ueze Zahran tinha 94 anos. Ele faleceu na tarde desta quinta-feira (27). — Foto: TV Morena/Reprodução

O empresário Ueze Zahran tinha 94 anos. Ele faleceu na tarde desta quinta-feira (27). — Foto: TV Morena/Reprodução
O empresário Ueze Zahran tinha 94 anos. Ele faleceu na tarde desta quinta-feira (27) (Foto: TV Morena/Reprodução)

Uma história de pioneirismo

O empresário conhecido mundialmente pelo empreendedorismo e olhar atento sobre as oportunidades, era filho de imigrantes libaneses. O pai, Elias, e a mãe, Laila Zahran vieram para o Brasil, no início do século XX, em busca de um lugar com oportunidades para formar família. Ele era o 2° de 6 irmãos: Eduardo, Ueze, Jorge, João, Nagib e a única irmã, Jeannette.

Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João — Foto: Arquivo
Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João (Foto: Arquivo)

No início, o sustento da família vinha do comércio: primeiro, um bar, seguido de uma padaria e depois uma torrefação de café. Logo, Ueze estava à frente dos negócios. Queria dar uma vida melhor para a mãe e os irmãos. Aventurou-se na venda de farinha, que ia buscar em São Paulo. Aos 21 anos, já exportava café para a Argentina.

Ueze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos. — Foto: TV Morena/Reprodução
Ueze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos (Foto: TV Morena/Reprodução)

No início da segunda metade dos anos 50, Ueze casou-se com dona Lucila, com quem teve 3 filhas: Márcia, Ana Karla e Simone, além de 6 netos e 3 bisnetos.

O primeiro grande negócio da família Zahran veio após o casamento, quando Ueze tinha 31 anos: uma distribuidora de gás. A Copagaz nasceu em 1955, quando ele conseguiu autorização do Conselho Nacional de Petróleo, passou a encher os tanques de gás, em São Paulo, e mandar por ferrovia para o antigo Mato Grosso.

Ueze quando criou a Copagaz, em 1955. — Foto: TV Morena/Reprodução
Ueze quando criou a Copagaz, em 1955 (Foto: TV Morena/Reprodução)

Seis anos mais tarde, em 1961, o empresário expandiu a engarrafadora para a capital paulista. A Copagaz se tornaria, 60 anos depois, a 5° maior distribuidora de GLP do país.

Ueze Zahran fundou a Copagaz, que 60 anos depois se tornaria a 5° maior distribuidora de gás GLP do país. — Foto: TV Morena/Reprodução
Ueze Zahran fundou a Copagaz, que 60 anos depois se tornaria a 5° maior distribuidora de gás GLP do país (Foto: TV Morena/Reprodução)

Por corumbaonline