Analisando….

4 de maio de 2018

Câmara

A casa do Barão de Vila Maria iniciou esta legislatura no mesmo ritmo das anteriores, sem nada de importante a ser discutido, apenas repartindo titulo de cidadão e com vereador licenciando para virar secretário.

Sombra

De repente alguns vereadores decidiram sair da sombra e água fresca de seus mandatos e foram às ruas, ouvir a população, e propor debates importantes, saindo da mesmice que tem sido observado há muito tempo.

Destaques

Neste movimento destacaram-se os vereadores Evander Vendramine, presidente do legislativo, que propôs debater a renovação da concessão do sistema de água e esgoto para a Sanesul, que cobra dos corumbaenses a taxa mais cara do estado e os moradores vivem sofrendo com a constante falta da água.

O Vereador Chicão Viana comprou a briga do monopólio da empresa de transporte de passageiros intermunicipal que atende a cidade, inclusive viabilizando a vinda de outra empresa em caráter excepcional para que os corumbaenses possam ter opção de escolha.

Também teve destaque à discussão do Vereador Luciano Costa sobre as obrigatoriedade das empresas que fazem serviços nas vias publicas que informem com antecedência sobre fechamento da via, pois isso trás muitos transtornos para quem pega ônibus, para empresários  e a população  em geral.

E por fim a Iniciativa do Vereador Bira que esta brigando pela reativação do Posto de Saúde do porto da manga desativado sem maiores explicações e que esta fazendo muita falta aos moradores da região.

Isenção Fiscal

Este tema tomou conta da cidade nos últimos dias, principalmente nas redes sociais, com muita gente questionando a legalidade do ato praticado pelo Prefeito Marcelo Iunes. Pelo que esta coluna apurou, o ato veio precedido de uma Lei Municipal, logo estaria amparada na legislação vigente e recoberto de legalidade. A intenção do executivo municipal visa proporcionar que sejam gerados postos de trabalho aos munícipes. Ou seja, o interesse coletivo esta em primeiro lugar.

Política x Administração

O que se observou neste caso foi a falta de habilidade política de algumas lideranças em misturar a administração municipal e o projeto político partidário. Se já estava sob analise da administração municipal o pedido da empresa pela concessão do beneficio a isenção, os interlocutores políticos do prefeito deveriam ter aguardado o termino de todo este processo para formalizar o convite ao empresário para sua filiação no ninho tucano. Até mesmo porque já estamos no clima eleitoral, e esta “bobeira” esta sendo explorada ao “Maximo” pelos opositores do Prefeito.

Futebol

E fechamos a semana com noticia da décima reeleição de Francisco Cesário como Presidente da Federação de Futebol de MS. Sem nos prendermos ao mais do mesmo, o que chamou a atenção foi que o Corumbaense F.C votou pela reeleição do mandatário, assim como a Liga de Esportes de Corumbá. Então podemos entender que estão de acordo com o cenário do futebol estadual e com a política aplicada aqui, levando em consideração que a Federação de MS é uma das que mais recebe recursos da CBF e que há mais de trinta anos um clube daqui não alcança a Serie “C” do brasileiro, e que no campeonato estadual é um dos piores do Brasil no quesito publico nos estádios. Então torcedor ano que vem no estadual antes de dizer que a federação joga contra o time, lembre-se que o Carijó da avenida é do grupo do Cesário!!

Por corumbaonline