Neste mês de agosto, a Brigada de Combate a Incêndios da APA Baía Negra se reuniu com Pai Bira de Oxóssi, Presidente da AMOAFRO, e representante dos povos de terreiros de Ladário. A reunião foi uma iniciativa do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA – Baía Negra, que tem como Presidente o senhor Márcio Cavasana.

O objetivo do encontro foi solicitar apoio na conscientização dos adeptos das religiões de matrizes africanas. A finalidade é evitar que os seguidores acendam velas durante os rituais de entrega realizados na APA Baia Negra e Assentamento 72, ambos localizados na zona rural do Município de Ladário.

Segundo informações da Brigada de Combate a Incêndios, a mata das duas localidades se encontra muito seca por conta da estiagem e frequentemente os integrantes da Brigada e moradores vem encontrando velas acesas, deixadas após cerimônias religiosas. Soma-se a isso a umidade relativa do ar, que está abaixo dos níveis considerados normais.

Todo esse cenário favorece ao início de focos de queimadas, os quais podem facilmente sair do controle das autoridades a atingir grandes extensões de vegetação, plantações e até mesmo residências, localizadas no entorno do ponto inicial do fogo.

Por Da Redação