Pela primeira vez em Corumbá, queijos e pães produzidos na agricultura familiar estão sendo adquiridos pela Prefeitura para reforçar a merenda da Rede Municipal de Ensino (REME). A medida busca fortalecer a produção local e incentivar os pequenos agricultores a se adequarem às normas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
“São queijos e pães de qualidade, todos fabricados dentro do que determina a Vigilância Sanitária”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, que ressaltou a importância da iniciativa para fomentar o empreendedorismo regional: “há muito tempo a Secretaria de Educação compra os hortifruti aqui dos nossos assentamentos para a merenda escolar. Agora estamos ampliando essa ação”.
Cada agricultor pode vender até R$ 40 mil em produtos para a Secretaria Municipal de Educação. O recurso é do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que estabelece regras para o fornecimento de alimentação aos alunos atendidos nas redes públicas de ensino, como o respeito à cultura local, restrições de alimentos ultrapassados e incentivo à práticas de educação alimentar e nutricional
“A Resolução FNDE 06, de 08 de maio de 2020, possibilita que 30% do recurso seja utilizado em compras de produtos oriundos da Agricultura Familiar. A Prefeitura já adquire os hortis e agora estamos comprando pães caseiros e queijo minas para as unidades escolares que ofertam 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde), detalhou o secretário Genilson Canavarro de Abreu.
“Atualmente estamos realizando teste de aceitabilidade desses produtos, que foi interrompido pelas férias escolares e já retornaremos nesse retorno às aulas. Atualmente temos 5 produtores de pães e 4 produtores de queijo, todos contendo rótulos e informações nutricionais”, concluiu o secretário municipal de Educação. (Com Ascom PMC)